7.12.14

Desenho de Instrução - Catarina Jordão

Instrução para realização de uma acção

Com esta instrução, a minha intenção era reflectir sobre a noção de percurso premeditado ou previamente limitado.
A ideia geral era, seguindo o percurso natural do cavalo no xadrez, que quem seguisse a instrução fosse incitado a seguir em frente segundo determinadas limitações oferecidas por uma espécie passada coreográfica, três passos para a frentes e dois laterais, reflectindo sobre os obstáculos e a melhor opção para os contornar.
Quem realizou a instrução, neste caso o Professor Paulo Almeida, acabou por interpretar de forma diferente as regras estipuladas pela instrução, alterando a sua direcção conforme necessário. Contudo, criou ligações interessantes com a quadricula do chão e estabeleceu relações espaciais com as figuras com que se ia cruzando, reflectindo a ideia de canto em paralelismo com a letra "L" sugerida na instrução. 
Com isto, sendo que a ideia geral a noção de caminho contínuo com obstáculos e limitações, considero que mesmo que desviante, a interpretação acabou por fazer sentido por lidar com outro tipo de percurso, adaptando as mesmas limitações a uma nova abordagem de seguir esse mesmo destino.





Instrução para realização de um desenho

A principal intenção desta instrução era reflectir o desenho enquanto hábito diário, sugerindo que se desenhe todos os dias o almoço, realçando uma ligação de semelhança com a noção de refeição como se também nos alimentássemos do próprio acto de desenhar.
Assim, ainda se relacionam noções como a repetição de um acto e de acção de reforço da própria memória que é estimulada com uma espécie de memorando.