TRANSFERÊNCIA DE USO

TRANSFERENCIA-DE-USO

Um processo de substituição e deslocamento de um ato performativo para outro quadro tecnológico, semiótico ou social que não o seu;

Uma ação realizada fora do contexto material e cénico de onde é originária;

O processo de construção de uma identidade a partir da reiteração de atos socialmente codificados


Diana Taylor, Performance, Durnham and London: Duke University Press, 2016, p. 19

LISTA DE VERBOS
Cortar, Ensaboar, Esfregar, Morder, Lamber, Arranhar, Apertar,
Asfixiar, Abraçar, Lavar, Cuspir, Respirar, Afagar, Furar, Pentear,
Depilar, Pintar, Tintar, Vestir, Roer, Prender, Transpirar
(outros verbos…)

VERB LIST
To cut, to soap, to scrub, to bite, to lick, to scratch, to tight, 
to asphyxiate, to embrace, to bathe, to spit, to breathe, 
to cudle, to pin, to comb, to shave, to paint, to dress,
to chew, to hold, to sweat (other verbs ...)

A partir de uma lista de verbos que designam actos que o corpo executa sobre si próprio, desenvolve três trabalhos durante a sessão que ensaiem diferentes transferências entre campos performativos.
(1) Explora a transferência-de-uso de uma ação para os suportes e processos do desenho, recorrendo os mesmos gestos, mantendo a relação que o ato estabelece com a superfície do corpo, segundo a temporalidade própria do seu campo originário.
(2) Explora transferências entre duas ações de campos performativos distintos (p. ex.: manutenção do corpo (como respirar), e manutenção do espaço (como varrer). Este trabalho não tem que estar comprometido com qualquer processo associado ao desenho e à produção de marcas.
(3) Explorar o redireccionamento de um ato conotado com os meios desenho (p. ex. contornar, reservar, salpicar, apagar, dobrar, medir, manchar, etc.) para qualquer espaço físico fora do papel (p. ex. uma janela, um corredor, o jardim, um lavatório, etc.). No final, o espaço “hospedeiro” deve ficar nas mesmas condições em que foi encontrado.

Considerem os pequenos aspetos que possam estar implicados na realização do acto de manutenção do corpo, da manutenção do espaço, ou do desenho: Como é a anatomia do gesto? Que músculos estão implicados quando o realizo? Que direcções tendencialmente assume? Como é o tempo percebido durante o processo (aceleração, ritmo, velocidade ou frequência)? Quais os meios envolvidos? Qual a configuração das marcas resultantes, se é que existem algumas? Qual o propósito? Quais as consequências?
Esta relação desviada com um ato performativo supõe a desautomatização de gestos e comportamentos, e uma compreensão incorporada de analogias e mediações entre duas ações distintas.
Se aplicável, procurem estabelecer uma relação entre estes ensaios e o projeto que desenvolvem no estúdio
Nota: O propósito é realizar este trabalho durante a aula, registando todo o processo. Para além do material necessário e preparativos que considerarem necessários antecipar, levem meios de registo como câmaras de vídeo ou fotográficas (eu também levarei).

From a list of verbs describing actions usually performed on our own body, each participant will develop three works during the session: 
(1) Explore the displacement of an act toward drawing supports and processes, using the same gestures, exploring the relationship it establishes with the surface of the body, unfolding it according to the temporality of a somatic act. 
(2) Explore transferences between actions from two distinct performative fields (eg.: body care and space maintenance) (the actions may imply mark based performances, although this is not a necessary condition)
(3) Explore the redirection of an act associated with drawing (eg. To circumscribe, to reserve, to splash, to inscribe, to trace, to delete, to fold, to measure, to stain, etc..) towards the performative field of body care. 

Consider the small aspects that may be involved in performing a somatic action, an act of space maintenance, or an act of drawing: How is the anatomy of the gesture? What muscles are triggered and body parts are triggerd by the desire to act ? How is time perceived in the process? (acceleration, rhythm, speed or frequency)? Which medium is involved? Are there any traces left? How do we perceived them? 
This deviant relationship with a performative act involves some effort to de-automatize gestures and behaviors, to establish analogies and mediations. 
If possible, try to establish a relationship between these experimental workshops and the project you are developing the your studio / course 
Note: The purpose of the seminar is to perform the work during class, recording the process as its being unfolded. Beyond the necessary materials and preparations you think are necessary to make in advance, bring some recording media such as video or photographic cameras (I will also take some of my own).


Bibliografia a discutir em seminário, após a realização do trabalho:
Bibliography to discuss, as aftermath:

Almeida, Paulo Luís (2008). Actos fingidos: aspectos da dimensão performativa do desenho (texto policopiado). Comunicação apresentada no ciclo Lições do Desenho. Lisboa: Espaços do Desenho.
Howell, Anthony. (2000). "Transference, substitution and reversal". In The Analysis of Performance Art: A guide to its theory and practice. 2ª edição. Amsterdam: OPA, pp. 135-147.
Kaprow, Allan (1974 [2003]). “The Education of the Un-Artist, Part III”. Essays on the Blurring of Art and Life.  Expanded Edition. Los Angeles: University of California Press, pp. 130-147.
Kaprow, Allan (1986 [2003]). “Art Which Can’t Be Art”.In Essays on the Blurring of Art and Life. Expanded Edition. Los Angeles: University of California Press, pp. 219-222.
Marshall, Russel ; Sawdon, Phil (2012). Hyperdrawing - Beyond the Lines of Contemporary Art. London:, I.B. Tauris.
McNeill, David (1992). Hand and Mind: what gestures reveal about thought. Chicago: The University of Chicago Press.
Schechner, Richard. (1985). “Restoration of Behavior”. In Betwenn Theater and Anthropology. Philadephia: University of Pennsylvania Press, pp. 35-116.