18.12.15

Daniel Wallerius

Como atividade do 3º workshop da disciplina Processos Retóricos e Performativos, do Curso de Mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, fomos instruídos a realizar uma performance de transferência de Ato-Imagem, com a intenção de refletir sobre papel do desenho como arquivo e documento. Para tal finalidade, realizei uma performance relacionada ao meu trabalho de Atelier, da disciplina de Atelier do mesmo curso de mestrado, que é constituído basicamente sobre a escola literária do realismo fantástico. Segundo Schollhammer (2007) tal movimento tinha como característica a inserção de elementos mágicos, fantásticas ou de natureza estranha, no mundo real, de modo que pareçam parte do cotidiano. Com esta referência, e seguindo as instruções do seminário, a performance que fiz em um ambiente da Faculdade de Belas Artes foi de fazer um jantar no banheiro, mais especificamente no vaso sanitário, com o objetivo de reinventar a serventia do local. Tive em minha perspectiva a estranheza da situação pelo ambiente se tratar de um lugar inadequado para a refeição e também pelo fato da possibilidade de algum espectador entrar no reservado e deparar-se com uma cena atípica, que para quem a realizava era como se fosse uma situação normal. 




Foi solicitado também uma documentação nos mesmos parâmetros que Bernard Tschumi realizou em Manhattan Transcriptions, e o método de documentação utilizado tem um sentido teatral, de acordo com Auslander (2006), pois foi uma simulação feita para o registro fotográfico, sem plateia, ou seja, é um evento que de fato nunca aconteceu, a não ser na própria fotografia. Tal registro fotográfico recebeu um tratamento final em preto e branco, porque de acordo com Auslander, que cita Jon Erickson, a fotografia em preto e branco na documentação da performance, aumenta a realidade da fotografia, dando um sentido que a documentação é apenas um suplemento à performance.


BIBLIOGRAFIA:
AUSLANDER, Philip (2006). “The Performativity of Performance Documentation”. PAJ: a Journal of Performance and Art. 84. Vol 28, September 2006, pp. 1-10.
Schollhammer, Karl Erik (2007). Além do visível: o olhar da literatura. Rio de Janeiro: FAPERJ
TSCHUMI, Bernard (1994). The Manhattan Transcripts. London: Academy Editions (cf. http://www.tschumi.com/projects/18/)