Como atividade do 3º workshop da disciplina Processos
Retóricos e Performativos, do Curso de Mestrado em Desenho e Técnicas de
Impressão da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, fomos
instruídos a realizar uma performance de transferência de Ato-Imagem, com a
intenção de refletir sobre papel do desenho como arquivo e documento. Para tal
finalidade, realizei uma performance relacionada ao meu trabalho de Atelier, da
disciplina de Atelier do mesmo curso de mestrado, que é constituído basicamente
sobre a escola literária do realismo fantástico. Segundo Schollhammer (2007)
tal movimento tinha como característica a inserção de elementos mágicos, fantásticas
ou de natureza estranha, no mundo real, de modo que pareçam parte do cotidiano.
Com esta referência, e seguindo as instruções do seminário, a performance que
fiz em um ambiente da Faculdade de Belas Artes foi de fazer um jantar no
banheiro, mais especificamente no vaso sanitário, com o objetivo de reinventar
a serventia do local. Tive em minha perspectiva a estranheza da situação pelo
ambiente se tratar de um lugar inadequado para a refeição e também pelo fato da
possibilidade de algum espectador entrar no reservado e deparar-se com uma cena
atípica, que para quem a realizava era como se fosse uma situação normal.
Foi solicitado também uma documentação nos mesmos parâmetros
que Bernard Tschumi realizou em Manhattan
Transcriptions, e o método de documentação utilizado tem um sentido teatral,
de acordo com Auslander (2006), pois foi uma simulação feita para o registro
fotográfico, sem plateia, ou seja, é um evento que de fato nunca aconteceu, a
não ser na própria fotografia. Tal registro fotográfico recebeu um tratamento final
em preto e branco, porque de acordo com Auslander, que cita Jon Erickson, a
fotografia em preto e branco na documentação da performance, aumenta a
realidade da fotografia, dando um sentido que a documentação é apenas um
suplemento à performance.
BIBLIOGRAFIA:
AUSLANDER, Philip (2006). “The
Performativity of Performance Documentation”. PAJ: a Journal of Performance and Art. 84. Vol 28, September 2006,
pp. 1-10.
Schollhammer, Karl Erik (2007). Além do visível: o olhar da literatura. Rio de Janeiro: FAPERJ
TSCHUMI, Bernard (1994). The
Manhattan Transcripts. London: Academy Editions (cf. http://www.tschumi.com/projects/18/)