15.5.22

Performance, Documento e Desenho



"...Sendo assim, uma imagem pensativa é uma imagem que contém  pensamento não pensado, um pensamento  que não é susceptível de ser atribuído à intenção daquele que a produz e que causa um efeito naquele que a vê, sem que este a ligue a um objecto determinado." pp.157, O espectador emancipado, a imagem pensativa. 


6.  A captação das sombras/ Carvão


5.  A captação das sombras/ grafite aguarelável

Outro aspecto presente, é o facto de eu ter feito intervenções no papel, através de recortes que se definiam por representações de "elementos estranhos" ou que eu os considerei estranhos àquele local. Nesta imagem, na parte central, vê-se a representação de uma parte da estrutura em ferro. Sendo um elementos não natural, decidi recortá-lo, ficando um espaço vazio nessa parte da folha. Durante a performance, senti que o pincel poderia ter sido maior, para que as manchas ficassem mais fluídas e com um aspecto mais orgânico. 



4.  A captação das sombras / grafite aguarelável

Nesta imagem, pode ver-se uma folha, posicionada verticalmente, e  que assenta num degrau da escadaria que pertence a um dos terrenos da FBAUP. A ideia foi descrever/ mostrar o espaço escolhido, sem que fosse necessária,  uma representação mimética. A actuação dos meios do desenho, serviram, apenas, para captar algo que acontece naquele local. Na parte de baixo da folha houve um recorte, para que ela assentasse no degrau e ao mesmo tempo, denuncia o local em que esteve a folha. 




3. A captação das sombras/ grafite aguarelável

Este exercício teve como principal objectivo trazer para "palco" um elemento sensorial, muito importante, mas que tende a ser subvalorizado, as sombras.  Como tenho grande interesse em trabalhar sobre estas questões de luz e sombra, vi  neste exercício, uma possibilidade, e  os desenhos da artista Lourdes Castro, foram, para mim, uma grande referência.  Basicamente, quis dar a conhecer este espaço, através de  uma outra perspectiva. A performance, activou, em mim, uma nova forma de me relacionar com este local, uma relação sensorial. 

"...Portanto, a beleza interna, para ser parte da obra de arte, deve estar incorporada em seu significado. Deve ser condição para a obra em questão. Já a beleza externa é a beleza atribuída, por exemplo, às vanitas, são belas externamente, assim como a natureza é bela (Danto, 2006a, p. 101). Inclusive, a beleza externa, quando não intencional, pode atrapalhar a experiência com a obra ao desviar a atenção de sua incorporação para a afetação natural da sensibilidade." pp.261, Danto e a Experiência Estética.



 

2. Screenshot do espaço escolhido


Porquê a escolha deste local? Apesar de, actualmente, este espaço, fazer parte do campus da FBAUP, confesso que não o reconheço dessa forma. No mapa, o que aparece, é que este espaço é um terreno vizinho.  Houve, em mim, um sentimento de estar a invadir outro espaço. Outro motivo, deve-se ao facto de ser um espaço constituído por natureza. Agrada-me a ideia de organicidade. 




1. Mapa/localização do espaço da Faculdade

A partir da aplicação do GOOGLE MAPS, e do geral para o particular, este vídeo pretende dar a conhecer/informar o local que foi escolhido para o desenvolvimento da performance. Quando recorremos a esta aplicação é porque necessitamos de saber ou mostrar a localização de um determinado sítio.