20.12.14

Desenho como documento - Catarina Jordão

Transferência de Espaço

Com esta acção a ideia seria invadir um espaço de forma inadequada e de forma a criar uma espécie de paradoxo, transferindo o espaço de dormir para o exterior e para uma altura desconfortável. 
Transferida a ideia de cama e de conforto do quarto para um muro de cerca de sete metros, pretendia criar a sensação de expectativa, conforto/desconforto e ansiedade. O objectivo principal seria criar um paralelismo entre a própria altura do metro e o perigo de cair com o insegurança que se pode ter no sono, com os pesadelos e as insónias.
Ao tentar dormir num muro de semelhante altura, o conforto e a segurança são praticamente impossíveis, mas para confrontar essa mesma sensação de instabilidade, o tapa-olho vem trazer conforto e confiança no espaço para uma noite de sono. Mesmo se fosse um espaço confortável, a ideia da altura permanece na memória e impossibilita o descanso. 
Com as imagens, o espectador poderá ter acesso a essa mesma sensação de conforto que transmito, confrontada com a altura do muro.