(1) Instrução para realização de um desenho, ou uma série de
desenhos
1.Desenha o maior circulo que conseguires.
2.Desenha um círculo maior que o anterior.
A instrução apresentada tinha como objectivo a reflexão
sobre as estratégias de interpretação de uma proposta. A instrução para o
primeiro desenho, aparentemente simples, adquire um significado diferente com a
segunda instrução que torna o conjunto impossível a um nível literal. Assim, o desafio primário da proposta deixa de ser apenas o desenho. O círculo é
o motivo que desencadeia a verdadeira acção, que é um processo mental numa
primeira fase, ao interpretar os conceitos, e prático numa segunda fase, ao
criar estratégias para a sua execução.
A proposta é deixada intencionalmente ambígua e aberta de modo a permitir que cada interpretação individual resulte numa estratégia e execução diferentes.
A proposta é deixada intencionalmente ambígua e aberta de modo a permitir que cada interpretação individual resulte numa estratégia e execução diferentes.
(2) Instrução para a realização de uma acção
A acção apresentada foi planeada a partir da ideia de uma relação entre o desenho, uma acção e um espaço. Era importante neste contexto entender a relação com o espaço como uma negociação, em que o que é retirado é também posteriormente devolvido, estabelecendo uma relação circular.
A acção apresentada foi planeada a partir da ideia de uma relação entre o desenho, uma acção e um espaço. Era importante neste contexto entender a relação com o espaço como uma negociação, em que o que é retirado é também posteriormente devolvido, estabelecendo uma relação circular.
A acção inicial
era recolher com as mãos toda a água de uma poça criada pela chuva para um
balde, juntar pigmento, fazer um desenho, e devolver a água tintada que
sobrasse ao mesmo local da rua. O objectivo seria recolher um grande número de
poças e transformar a rua numa paleta de aguarela. Devido à ausência de poças
de água a proposta teve de ser adaptada ao contexto da faculdade, mantendo porém
as ideias principais.
A instrução foi a seguinte: transportar com as mãos água
do lago da faculdade e verte-la num balde, repetir até a quantidade ser
considerada razoável, desenhar um quadrado na folha de instrução utilizando um
pincel e a água recolhida. Esse quadrado é a prova da primeira parte da acção,
a acção de recolha e transporte em que o corpo serve de intermediário. Junta-se
o pigmento, alterando as qualidades da água recolhida e um segundo quadrado é
desenhado na folha ao lado do outro. É a prova da segunda parte da acção, a
acção de devolver o material retirado que foi alterado.
Assim, a água que
sobrou é derramada num local do jardim onde se encontra o lago.