15.10.15

Mariana Sales


"Sem analogias estaríamos sempre a repetir a mesma frase, pois a analogia - a ligação da primeira frase a outras frases - desloca, precisamente, a primeira frase, liga-a a outras ideias, isto é: Deturpa, no sentido em que não repete, em suma: a explicação faz uma analogia. Explicar sem utilizar a analogia é entrar na tautulogia: isto é assim porque é assim. Eis o beco sem saída. Se não pensássemos por analogias e ligações, estaríamos ainda a pensar o primeiro pensamento, expresso numa primeira frase - e por aí teríamos ficado.
 (...) Chama ainda a atenção para o facto de que explicar remete para um certo encantamento, o encantamento de ligar coisas que antes não estavam ligadas. Ficamos maravilhados com as explicações precisamente porque são ligações"


* Goançalo M. Tavares, Atlas do Corpo e da imaginação: Teoria, Fragmentos e Imagens, ed.: Caminho, 2013

I
Corpo - Espaço
 Entrançar

" en·tran·çar Conjugarverbo transitivo
1. Fazer trança de
.2. Dar a forma de trança a
.3. Entrelaçar."
*"entrançar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/entran%C3%A7ar [consultado em 10-10-2015].


   

Entrançar o cabelo


A tentativa de registar um gesto - cristalizá-lo, quase - aconteceu em diferentes momentos em que tentei jogar com três questões problemáticas essenciais: 
A memória (muscular) do gesto; A posição do corpo; Adequação dos meios e suporte do desenho. 

Estas implicam-se mutuamente. Foi como que entrançá-las. 
Por ser uma acção tão banal, uma sequência de pequenos movimentos de tal forma memorizados para mim, surge quase que sem ter que pensar, no entanto, há a distracção que estranha a esta memória gestual e interrompe este aspecto quase automático: não ter nada realmente nem minimamente entrançável nas mãos - trocar as mechas de cabelo por meios riscadores-, objectos estranhos a esta coreografia. Aqui foi essencial ajudar a esta memória, encontrar a posição em que o resto do meu corpo relaciona com esta acção. Já não sentada com a folha sobre a mesa mas com os cotovelos e as mãos levantadas à altura dos olhos, de frente. Com os olhos fechados. Como uma coreografia, um ritual quase sonâmbulo.
E consequentemente, procurar o melhor - mais confortáveis e mais eficaz - meio riscador e suporte para o desenho.

Experências a) e b): 
A sanguínea líquida assemelhou-se com entrançar cabelo molhado e portanto menos estranho, no entanto, tinha de interromper constantemente para pegar em mais matéria. Distraía-me. As barras de grafite mais compridas e o papel químico permitiram-me registar o movimento dos dedos -em grafite- e o bater dos nós dos dedos e das mechas de cabelo (ou o comprimento da barra) na folha, através do papel químico - a verde -. Com a folha de papel químico que não tapa todo o papel, e a fita cola, é possível identificar os diferentes tipos de informação gráfica daqui resultantes.


a)
Sanguínea em pó, aguada S/ papel 80gr; 
Desenho sentada sobre a mesa.
Uma trança
b)
Barra de grafite 6B S/ papel químico e papel de 120gr; fita cola de papel;
Desenho em pé com o suporte levantado, em frente, à minha altura.
Muitas tranças ao longo do suporte








II
Corpo - Espaço                 
                          Desembaraçar


Manutenção do Corpo - Manutenção do Espaço
Cuidar do cabelo - Cuidar do jardim 
Jardim - Cabelo







<- apanhado














<-solto 

Registos fotográficos de vários penteados ou várias maneiras de orientar os ramos e galhos da vegetação do jardim da FBAUP.





III
Desenho - Espaço
Contorno e Entorno



Jardim da FBAUP;  Motor
Linha de Contorno;  Entorno: Meio riscador aquoso 
Água e registo do percurso de veículo de carga


entorno | s. m.1ª pess. sing. pres. ind. de entornaren·tor·no |ô| (derivação regressiva de entornar)
(en- + torno + -ar)
"entorno", 1. Acto ou efeito de entornar.2. Área à volta de uma povoação ou de uma cidade. = ARREDORESCERCANIASUBÚRBIO3. Espaço adjacente que rodeia uma construção.4. [Matemática Conjunto dos pontos que se encontram ao redor de determinado ponto.1. Inclinar (um vasopara principiar a esvaziá-lo.2. Derramarverter.
*"entorno", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/entorno [consultado em 16-10-2015].

"con·tor·no |ô|
 (derivação regressiva de contornar)Palavras relacionadas: contornado, contornar, periferia, contornear, dintorno, perímetro, âmbito.con·tor·nar ConjugarMarcar o contorno de.Dar volta a.Passar pela parte exterior de.Redorcircuito.Periferia.Palavras relacionadas: contornado, contornar, periferia, contornear, dintorno, perímetro, âmbito.con·tor·nar 
 Marcar o contorno de.Dar volta a.Passar pela parte exterior de.Redorcircuito.Periferia.Linha que determina os relevos (naturais ou artísticos).. Perfil.[Figurado]  Relevovigorelegância (do estilo ou do discurso).*"contorno", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/contorno [consultado em 08-10-2015].


À boleia na empilhadora, com uma garrafa cheia, fui deixando entornar 0,5l de água ao longo do percurso. Com o meu braço estendido sem qualquer movimento e a garrafa inclinada. O traço ia ficando interrompido quanto maior a velocidade e portanto, maior turbulência. No final ficou um desenho no chão de onde a empilhadora passou e das variações da velocidade. Este contorno, que cedo veio a desaparecer, terminou quando a garrafa esvaziou. O desenho de um percurso de meio litro de água por um veículo automóvel.




















































_._