Instrução para realização de uma acção – Realizado por Inês Martins
A
instrução proposta para a realização deste exercício tem como objetivo mostrar
a variedade de reproduções que se podem obter com a utilização do corpo humano.
Procura também evidenciar de que forma a luz e a sua incidência são elementos fundamentais
para a obtenção de diversas configurações.
Para
alcançar as finalidades descritas, o enunciado propunha que o executante selecionasse um espaço amplo no qual pudesse dispor várias lanternas em diferentes alturas e distâncias, direcionadas para
uma mesma zona, onde o participante se deveria
colocar em posição vertical. Desta forma, foi possível observar diversas
sombras com diferentes configurações, resultantes das incidências diferenciadas
dos focos de luz.
Após a
observação das diferentes sombras resultantes do exercício e das suas
características, era indicado que o participante
procurasse, dispondo as lanternas de forma livre, uma maneira de anular todas
as projeções de sombras observadas. Para dar resposta a esta indicação, todas
as lanternas foram orientadas na direção oposta,
deixando de incidir diretametne sobre o corpo.
Apesar
de não se registarem silhuetas significativas, foi ainda possível observar
pequenas projeções que denotam a presença do corpo no espaço, resultantes da
interação entre a luz remanescente das lanternas e a luz existente no espaço
onde foi realizado o exercício.
Instrução para a realização de um desenho - Realizado por Inês Martins
A
instrução proposta para a realização de um desenho teve como finalidade
demonstrar de que forma, o tipo de material utilizado na sua realização e o seu
posicionamento relativamente à superfície onde vai atuar, são factores decisivos
para a sua execução e posterior comunicação.
Para a
realização do exercício foi proposta a transcrição do enunciado da instrução,
sobre uma folha A3 com um material
riscador seco. A principal limitação consistia em manter o material na posição
horizontal, paralelamente ao papel , durante a transcrição do texto.
O
exercício resultou num desenho de mancha, em que a mensagem do enunciado não se
torna legível, pois não apresenta uma organização frásica em que os carácteres
tipográficos sejam perceptíveis.
Após a
realização do exercício, o executante identificou um número restrito de
elementos textuais que considerou perceptíveis, correspondendo estes a sinais
de pontuação.