29.11.15

Rute Fernandes

Instrução para realização de uma acção – Realizado por Inês Martins


A instrução proposta para a realização deste exercício tem como objetivo mostrar a variedade de reproduções que se podem obter com a utilização do corpo humano. Procura também evidenciar de que forma a luz e a sua incidência são elementos fundamentais para a obtenção de diversas configurações.


Para alcançar as finalidades descritas, o enunciado propunha que o executante selecionasse um espaço amplo no qual pudesse dispor várias lanternas em diferentes alturas e distâncias, direcionadas para uma mesma zona, onde o participante se deveria colocar em posição vertical. Desta forma, foi possível observar diversas sombras com diferentes configurações, resultantes das incidências diferenciadas dos focos de luz.
Após a observação das diferentes sombras resultantes do exercício e das suas características, era indicado que o participante procurasse, dispondo as lanternas de forma livre, uma maneira de anular todas as projeções de sombras observadas. Para dar resposta a esta indicação, todas as lanternas foram orientadas na direção oposta, deixando de incidir diretametne sobre o corpo. 


Apesar de não se registarem silhuetas significativas, foi ainda possível observar pequenas projeções que denotam a presença do corpo no espaço, resultantes da interação entre a luz remanescente das lanternas e a luz existente no espaço onde foi realizado o exercício.



Instrução para a realização de um desenho - Realizado por Inês Martins


A instrução proposta para a realização de um desenho teve como finalidade demonstrar de que forma, o tipo de material utilizado na sua realização e o seu posicionamento relativamente à superfície onde vai atuar, são factores decisivos para a sua execução e posterior comunicação.


Para a realização do exercício foi proposta a transcrição do enunciado da instrução, sobre uma folha A3  com um material riscador seco. A principal limitação consistia em manter o material na posição horizontal, paralelamente ao papel , durante a transcrição do texto.
O exercício resultou num desenho de mancha, em que a mensagem do enunciado não se torna legível, pois não apresenta uma organização frásica em que os carácteres tipográficos sejam perceptíveis.


Após a realização do exercício, o executante identificou um número restrito de elementos textuais que considerou perceptíveis, correspondendo estes a sinais de pontuação.