4.2.17

A superfície do documento: entropia


Tal como Stephen Farthing defende, a documentação ou registo não deve ser um processo meramente focado na captação técnica ou da essência de um evento, mas muito mais recorrente é sobre localizar e criar estratégias para comunicar interesse nos objectos. (FARTHING, pág. 142). 
Para um espaço vegetativo abandonado, elege-se um princípio de documentação e desenho assente nos processos de transposição ou transferência - procurando criar um documento que se auto-sustena, fazendo circular a informação entre modelos de passagem e contacto de superfícies. 
Na ideia de passagem reside a reciclagem entre as matérias, os suportes e os dispositivos de leitura (desenho, fotografia, etc.). Procura-se assim falar de entropia.
A mesma entropia de ação que Smithson procurou nas suas peças de land art - como em 'Asphalt Rundow (1969), onde uma grande quantidade de asfalto é despejada sobre uma colina mundana  e abandonada. O material é deixado à sua condição de tranformação, 'tornando a entropia visível' ("entropy made visible" na entrevista por Allison Sky, 1963 a Robert Smthson). 

Do mesmo modo, a entropia refere à redundância da informação e à noção de repetição e desgaste, tal como Arnheim explora quando nos conta a história da criança que se cansou de desenhar as janelas do arranha-céus. (figura à direita retirada do livro de ARNHEIM: Entropy and Art pág. 4)

Passagem, deslocação, transposição e transferência lidam com a perda de informação. Estas são as tarefas que ligam em sincronia as ações que movem esta produção.


2. Transferência por ação mecânica. Sucessão de imagens com gradação de pixelização
(mais definição para imagem mais pixelizada)


3. Transferência manual da mesma imagem com o mesmo grau de definição.




3. (esquerda) Calcografia a tinta sépia (direita) desenho a verniz mole.O suporte do papel é usado para desenhar sobre uma chapa de zinco coberta com uma camada de verniz-mole. O desenho que fica decalcado no verso da folha relaciona o deslocamento e espelho da imagem. O verniz é removido da chapa sem aciduar e imprimi-se a superfície da chapa com a informação gráfica que já existente.


4. Walter de Maria. Mile Longe Drawing. 1968        5. O corpo é uma superfície. grafite/ papel. 2017




 6. Instrução: andar por cima do caderno de viagem. Transferência por pressão e contacto entre páginas desenhadas e páginas em branco. Dois exemplares (lado direito)




7. s/título. 2017. manipulações digital a partir 
de desenho digitalizado



8. s/título. 2017.
 transferência a toner sobre gaze


10. Instrução: desenhos de bolso
papel de impressão a toner dobrado
2017



___________


AA.VV (2004) ERWIN WURM: I love my time. I don't like my time. Edtiora Hatje Cantz. Berlim

ARNHEIM, Rudolf (1971) ENTROPY AND ART: an essay on disorder and order. University of California Press. Berkeley and Los Angeles. EUA


CAMPANY, David
[internet] (2008) Thomas Ruff: Aesthetic of the Pixel. IANN MAGAZINE no. 2. disponível em: http://davidcampany.com/thomas-ruff-the-aesthetics-of-the-pixel/. acedido dia 29 de janeiro de 2017


FARTHING, Stephen (2009) "
Recording: Towards and Intelligence of Seeing" Em: GARNER, Steve (ed.) (2009) Writting on Drawing: Essays on Drawing Pratice and Research. Chicago: Chiago University Press


FLAM, Jack (ed.) (1996)  Robert Smithson; The Collected Writtings. University of California Press: Los Angeles. EUA


FIESEL, Laura
[internet] Walter de Maria. The Art Story: Modern Art Insignt. disponível em: http://www.theartstory.org/artist-de-maria-walter-artworks.htm. acedido dia 28 de janeiro de 2017


GRUPO 
µ (1993) Trattado del Signo Visual. Madrid: Catédra

KACHUR, Lewis (2007) Robert Rauschenberg: Transfer drawings from 1960s. Johnathan O'Hara Gallery. Nova Iorque

MOMA
[internet] (2006) Vija Celmins. Ocean: 7 steps #2. Nova Iorque. disponível em: 
https://www.moma.org/collection/works/100221?. acedido dia 29 de janeiro de 2017


WEISS, Monika (2004)
"Performing the drawing - Performing lament in public domain". Em: ALMEIDA, Paulo L; DUARTE, Miguel B; BARBOSA, José M. (ed.) Drawing in the university today. FBAUP-I2ADS: Porto. cáp. DUT, pág. 27-36