25.2.18

Transferência-de-uso, Ações do Baixo Eléctrico, Nuno Costa








Transferência-de-uso 

1. Baixo Eléctrico para Desenho






2. Sacudir e Tocar Baixo




3. Tocar ao Ritmo das Notas e Batidas do Lápis






  Para o 1º exercício quis transferir as ações que faço no baixo com a mão direita para a folha do papel através do desenho. O que é que estas ações, que normalmente são feitas nas cordas do baixo, podem fazer num papel?
  Para o 2º exercício tentei ligar duas ações distintas, mas ao mesmo tempo muito próximas. Baixo é um instrumento rítmico e muitas vezes batemos no baixo para criar batidas e essas batidas, a técnica usada no vídeo, são muito próximas do sacudir algo. Com o pulso movemos a mão para cima e para baixo e usamos os dedos para “sacudir”. Então tentei ligar essas duas ações num ambiente que começa como uma ação normal, mas que com o passar do tempo ela se transforma e essa pessoa começa a tocar o instrumento também, fazendo com que a pessoa se feche no seu mundo, focando-se só naquela ação e ignorando o resto.
  Para o 3º exercício foquei-me no som que os lápis provocavam ao incidir na mesa, no seu ato de desenhar. Ao picotar no papel consegui encontrar notas, essas notas que também podia reproduzir no baixo e então tentei ligar os dois. Fazer um desenho em que cada parte, que significa por exemplo uma técnica, som, ou batida, para depois ser lido com o baixo. Certos pontos eram notas e com essas notas havia uma ligação, tal como existe no desenho, é uma ligação de vários riscos, picotados, com contornar, etc. E tal como na música existem notas e com elas pode-se criar uma música. Então experimentei picotar e ligar isso ao baixo, criando ritmos e notas. E para além disso decidi também adicionar outros atos, para explorar mais o que podia ligar ao baixo, como: circular e riscar para a frente e voltar para trás.