X MARKS THE SPOT.
Neste trabalho pretendi explorar com maior profundidade a
relação entre o desenho e o contexto performativo do desenho como instrução. O objetivo do trabalho foi então simular uma reação alérgica desencadeada pelo contacto com um animal, neste caso específico, um gato. Para simular essa
reação o intuito foi provocar um sintoma específico e comummente associado a
esse tipo de reações, o espirro.
Para isso forneço apenas uma instrução simples e direta: "Smell It". Esta instrução é um desafio feito ao observador, sendo este livre de executar ou não a instrução. O trabalho é realizado de forma a plantar falsas expectativas no observador em relação às consequências de executar a instrução, sendo surpreendido pela real consequência. Devido a esta expectativa de uma consequência negativa, é normal que o observador se recuse a executar a instrução, especialmente se não se encontrar sozinho com o trabalho.
Devido aos vários elementos que compõem visualmente o trabalho, o observador é, regra geral, induzido a pensar que executar a instrução levará à exposição a um odor desagradável. É neste momento que as expectativas do observador são subvertidas. Não existe um odor desagradável. Existe sim uma exposição a pimenta o que desencadeia o objetivo da experiência: um espirro.