26.2.21

Cristiana Macedo_Tranferência-de-uso

 

1. Lavar os dentes 

Através da ação de lavar os dentes, pensou-se de que forma é que através do desenho seria possível mostrar o movimento que a mão faz. 

Com uma barra de carvão vegetal sobre papel comecei a desenhar os movimentos que habitualmente faço quando lavo os dentes. Após algum tempo uma mancha tomou conta do papel, que metaforicamente, representaria a boca cheia com a pasta dos dentes. 

No início, senti-me bastante perdida no exercício, por ser fora da minha zona de conforto. Não estar habituada a confrontar o desenho desta forma e com esta abertura fez com que ficasse um pouco retraída a fazê-lo. A incluir a escolha do material utilizado também dificultou. A escolha do carvão é feita tendo em conta as suas características. Ter corpo. Permitir preencher uma grande parte da superfície (tal como fazemos com uma escova). E porque no final apesar da mancha que fica, consegue-se ver todas os movimentos e formas no desenho.




 
 
 

2. Cuspir e Varrer 

Duas ações que parecem contraditórias, visto que uma delas tem como intuito limpar e a outra "sujar". No entanto ainda podem ser consideradas um conjunto sendo que cuspir é um ato de limpeza interior do corpo. 

A partir deste pensamento a dificuldade passou por entender de que forma podia juntar as duas ações. Ambas são intuitivas quando separadas, mas juntas tornou-se um complicado de fazer sentido. E aqui estava o meu erro. Ter que fazer sentido. Assim que larguei esse pensamento, abriu lugar para começar a experimentar.


 
 
3. Desenho no espaço
 
Neste último exercício onde se procurava levar as técnicas do desenho para fora dos habituais suportes, pensou-se nas ações de apagar e contornar.
Para ambas decidi não pensar muito, pois senti que iria condicionar o objetivo do exercício e por isso de forma intuitiva peguei no que vi primeiro e comecei a apagar. Neste caso foi uma extensão.
Para a ação de contornar, fiz o exercício de andar a volta de duas tijoleiras, tanto na forma de contornar como na forma de medir.