Workshop 1
__Verbos selecionados: acariciar; morder; calar; preencher__
Ex. 1: Transferência-de-uso de uma ação para os suportes e processos do desenho utilizado o verbo selecionado__Acariciar
Com base no verbo "Acariciar", faz-se transitar o movimento provocado pela ação sobre o desenho. Trata-se de uma ação exterior, que parte de um corpo para outro, neste caso de um corpo para o desenho. Com caneta, carvão e uma mão manchada de tinta, dá-se resultado a um desenho imprevisível, através de gestos delicados e suaves, onde são produzido os efeitos de caricia sobre o papel, maioritariamente gestos que se deslocam de cima para baixo, e outras vezes que contornam algo, como se de um rosto se tratasse. O primeiro instinto foi exatamente o de imaginar um corpo presente, e como seria a ação realizada sobre ele, mas deixando o rasto desses gestos.
Ex. 2: Transferência-de-uso entre duas ações de campos performativos distintos, não sendo necessário recorrer ao desenho ou à produção de marcas__Morder/Calar
Associando a ação de "Morder" com a ação de "Calar", a ideia resume-se a uma tentativa de reconstrução de uma só ação em que ambas se interliguem. Ou seja, após uma reflexão de como poderia ser representado o ato de morder, não estando necessariamente relacionado com a ideia de morder para comer ou morder para magoar, apresento-a como um morder que faz calar. A partir de uma fita que mordo, faço vedar a minha boca, como forma de a silenciar.
Ex. 3: Exploração do redireccionamento de um ato conotado com os meios desenho para um espaço físico__Preencher
Com o intuito de comunicar através do espaço aquilo que podemos comunicar no desenho, produzo uma série de fotografias que provoquem a sensação da ação definida: preencher, como quem preenche a lápis-de-cor uma dada forma desenhada. Neste caso, trata-se de um preenchimento de uma caixa de arrumações.