- dançar
O primeiro exercício acontece a partir da vontade de enxergar possíveis desenhos realizados pelos meus pés enquanto meu corpo dança.
Quais são os movimentos que meu pé realiza?
Quais são os gestos, traços, riscos ou pontos que esses movimentos revelarão?
Será que diferentes ritmos de música podem fazer desenhos diferentes?
A experiência não aconteceu como eu planejava. As canetas não ficaram completamente fixas nos sapatos e meu corpo se movimentava com uma intenção de produzir marcas. Não era um movimento natural. Após alguns minutos uma das canetas teve a ponta arrebentada e assim encerro a ação.
2. aspirar
Durante a aula, foram sorteados verbos entre os alunos. O verbo que me apareceu foi aspirar (uma bomba de ar). Na minha lista de verbos também havia a palavra aspirar, porém no sentido de passar o aspirador para limpar o chão. Resolvo então unir as ações aspirar-aspirar.
Com o aspirador de pó ligado, tento fazer com que a máquina chupe o ar que entra pelo meu nariz interrompendo minha respiração. Interrompo a ação para recuperar o fôlego e continuo.
Em um momento, o barulho e o formato do aspirador me remetem ao de um secador de cabelo. Assim, também faço gestos como se estivesse a secar o cabelo.
3. apagar
O terceiro exercício consiste no apagamento de marcas de musgo verde da parede do meu quintal. Chamei-o de ritual de primavera, pois quando esta estação se aproxima e as chuvas cessam, chega a hora de limpar este espaço. É uma atividade que acontece todos os anos.
Lixívia e água se misturam para serem usados como aguarrás num gesto que lembra o de pintar, pois utilizo uma escova em formato de pincel nesta ação. Entretanto, diferente da pintura de uma tela - ou de um mural - o movimento da limpeza exige mais força e vigor.
Este exercício também me fez refletir acerca do trabalho doméstico que é realizado majoritariamente por mulheres, principalmente se são casadas. Quantas mulheres sujeitam seu tempo livre a limpeza da casa? Quantas mulheres artistas gostariam de estar desenhando ou pintando mas estão cuidando de afazeres domésticos?
4. dançar
Descontente com o primeiro exercício, resolvo insistir na inquietação com o verbo dançar. Desta vez, utilizo os movimentos do meu corpo contra a luz do sol para preencher espaços a partir da minha própria sombra.