PARQUE ESTACIONAMENTO
Em Setembro de 2020, durante um período de 3 meses, a Câmara Municipal do Porto, disponibilizou o parque de estacionamento da Lapa, para a ocupação de micro espaços de utilização temporária, destinados a trabalho, habitação e área de lazer. Cada espaço tem 12m2, o correspondente a cada lugar de estacionamento.
Trata-se de um espaço com 1810.50 m2, situado no centro urbano do Porto. A sua localização privilegiada junto à estação de metro da Lapa, faz dele um lugar atrativo. Não só para os residentes do bairro da Bouça, como para os vários cidadãos que o têm vindo a ocupar.
Famílias de comunidades nómadas, casais hippies, fizeram das linhas brancas do chão os limites da sua casa. As crianças desenham com giz o seu próprio jogo no pavimento e fazem circuitos de bicicleta em volta dos carros estacionados.
Perante este cenário, questionou-se se a ocupação do automóvel seria fundamental para aquele espaço. Tendo em conta que a estação de metro da Trindade possui já dois grandes parques de estacionamento - Estacionamento da Trindade e o Silo Auto.
Numa lógica de, se um automóvel parado ocupa 12m2 (2,4 x 5m), com o espaço de manobra ocupará no mínimo 24m2 (2,4 x 10m), mais o espaço de circulação facilmente alcançara os 35m2, que correspondem à área de um t0 segundo o RGEU.
Uma equipa de jovens avança com a ideia de transformar este grande espaço, destinado ao estacionamento automóvel, numa oportunidade de projetar espaços com a possibilidade de diferentes usos – espaços de alojamento temporário, espaços de descanso diurno, balneários, espaço infantil...
O trabalho foi realizado no local desde levantamento de medidas, croquis à colocação de mobiliário para compreensão da escala de cada espaço.
croquis
proposta