9.7.21

Trabalho Final - Leonor Ferreira

 

    
Trazendo algumas problemáticas e conceitos do trabalho desenvolvido em Estúdio de Escultura para a UC de Desenho e Performatividade, escolhi aprofundar um dos trabalhos desenvolvidos este semestre, refletindo sobre questões geradas e temas tratados nesta UC. Este trabalho dá continuidade ao exercício que desenvolvi em resposta ao workshop da retórica como ato performativo.
Em Cyclicum I (Fig 1), os corpos narram uma ação catártica. Neles está conferido o ato de evaporar como meio para atingir um estado de purificação. O estado da água é representado como um estado de tempo e o estado de um corpo que está em constante metamorfose.




A documentação de Cyclicum I revela a ação do pingar e a reação do corpo a esta ocorrência. A substância surge em estado líquido e quando entra em contacto com o interior do corpo, que está a alta temperatura, transforma-se em estado gasoso, ou seja, liberta-se da sua forma. Há um breve ciclo de vida, onde se pode verificar o percurso desta substância e a procura pela sua catarse.

Enquanto este corpo criado foi pensado para manipular uma substância frágil e transformá-la em algo efémero, a sua fisicalidade contrasta com a sua função. Este corpo de gesso foi considerado mediante a sua resistência e robustez. Foi na aplicação das camadas de gesso e na sua posterior patine que refleti sobre o desenho e o gesto aleatório intrínsecos a esta ação. Na aplicação do gesso são deixados visíveis os gestos e os movimentos efetuados com a mão sobre esta matéria, que tanto molda como se deixa moldar.


A patine aplicada ao gesso veio da necessidade de suscitar a dúvida e fazer com que o espetador se questione sobre o que julga saber e entender, através da visualiação do objeto. À medida que o espetador se aproxima do corpo percebe que este detém uma quantidade de detalhes que requerem a sua aproximação e interesse para serem compreendidos. 









Imagens Finais