4.3.22

Cláudio Ferreira -Transferência de uso

 

Sessão 1 - Transferência de uso de uma ação





Sessão 2 - transferência de duas ações para campos performativos

vídeo 1 - ação de arranhar e atar em contacto com o espaço. 


vídeo 2 - o corpo como ferramenta para ações no espaço.
  • Ações: contornar, alongar, esfregar, alisar, girar



Sessão 3 - Redireccionamento de ato do desenho para o espaço.

A ação de arranhar como componente das ações de contorno e preenchimento, de desenho.



Reflexão

A procura por padrões específicos do desenho com a performance produziu resultados diferentes, mediante o uso de uma ação para um determinado suporte, bem como para o campo da performance, como das ações com o corpo como suporte para ações associadas ao desenho para o espaço.

Sobre a transferência de uso de ação existe uma semelhança em relação à transferência da ação como suporte para ação do desenho; ambas criam padrões de ação, como de relação entre ação-suporte-espaço, não estando presos a suscetibilidades como no exercício da ação para o campo performativo, ao qual mesmo havendo liberdade de movimento, o facto de não estar dependente de um suporte primário para ser expresso faz com que, de certa forma, o segundo exercício seja mais dependente da execução da ação no espaço em si para criar essa transferência, contudo a utilização do corpo como meio para transferir um gesto ou ação para o campo performativo não invalida o facto de que exista essa transferência.

Da minha experiência, tenho preferência ao uso de suportes e matérias para executar o gesto e comunicar algo com os resultados, que tanto podem ser temporários como permanentes. Relativamente  à transferência da ação para o campo performativo, cujos resultados, mesmo em registo, são sempre efémeros se não for deixada uma marca do acontecimento, sendo o único registo a fotografia ou o vídeo.

Posto isto, partindo com base dos resultados obtidos com o exercício 1 e 3, é neste sentido que pretendo desenvolver o projeto; o facto de poder utilizar uma ação como ferramenta e aplicar essa ação num campo performativo diferente ao qual existe um suporte, permite que consiga registar não só o processo de ação num campo performativo e de registo, como me permite ir de encontro à construção de uma representação que eu pretendo alcançar através do registo por memória como memorial.

Cláudio Ferreira, 2022