18.4.22

Desenho, Instrução e Performance - Nara Rosetto-Prof.Paulo Almeida

(1) Bandeira 


















Para a instrução realizada em sala de aula, sem questionar as ideias que surgiam 
segui meus primeiros impulsos: 

Subi as escadas como quem sobe uma montanha

Dancei com meu casaco como quem brinca de roda 

Soltei - o como se pudesse voar e desenhei sua marca

Foi como voltar a ser criança

(2) vento

Nosso céu ciano-típico 

Logo após a aula em que executamos a primeira instrução viajei para para participar da residência artística "órbita", parte do festival súbito #2 em Águeda, próximo a Aveiro. Nove artistas de diferentes áreas, reunidos durante a semana de páscoa, em uma antiga casa no parque de Alta Vila em torno do tema "renovação". 

Logo a chegar no parque, já tendo conhecimento da instrução, comecei a observar o espaço atrás de objetos que defendiam do vento.

As árvores, as paredes, as janelas, as cortinas, as roupas, os óculos, o lençol, o café e chá quente, os varais, uns aos outros no calor humano dos dias em grupo.
Sem que meus colegas de residência soubessem, transformei a instrução em uma ação coletiva. 
Dividi os três dias de desenho nos preparos para a cianotipia - preparo do químico e sensibilização da superfície (o lençol), a secagem e o desenho com o sol. 

O resultado final se deu em um céu azul de objetos que nos protegem do vento, enquanto indivíduos e corpo coletivo.