2.2.23

Performance, documento e desenho - Alejandra Pardo

 Neste quarto workshop, exploramos a relação entre a performance e a documentação que se faz da mesma, mediante o desenho, a fotografia ou o vídeo. Cada estudante escolheu um lugar da faculdade para imaginar uma performance que só podia ser feita nele. Unha vez escolhidos os lugares e pensada a performance, desenhávamos como seria essa performance. 

O lugar que eu escolhi foi o corredor com escadas que conecta a zona de aulas do edifício com a zona de oficinas. Nele, três estatuas clássicas que representam figuras femininas, que atraíram a minha atenção pela atitude tãoextremamente femininadas suas poses. Tão, tão feminina, que acredito que nenhuma mulher as adotaria naturalmente. Iso levou-me a pensar no performativo da feminidade, em como atuamos para defender o nosso papel de mulher (ou de homem, de ser o caso), e como a sua forma varia segundo a época e a classe social.  





Esquerda: Lugar escolhido como site-specific para a performance
Direita: localização do lugar no plano do edifício


Por
isso, imaginei-me defronte de cada uma das esculturas, imitando a sua pose, como um espelho, vestida coa roupa de trabalho que utilizava esse dia. Queria explorar o contraste entre as poses de feminidade destas imagens com o absurdo que seria adotá-las na vida real.
 

No lugar escolhido, desenhei as esculturas no meu diário gráfico para estudar as suas poses, e depois desenhei-me, com apenas algumas linhas, na frente delas. Nunca realizei essa performance, mas este documento também pode ser uma instrução para ser realizada no futuro, por min ou por outra pessoa.





Desenhos que documentan a (ideia da) performance