12.2.15

Lídia Ramos_Trabalho Final

Com o trabalho apresentado procurou-se estudar e se possível, enquadrar, o conceito de desenho enquanto ato performativo, com o projeto pessoal.

Em primeiro lugar foi estudado o movimento da tinta enquanto matéria, tanto num meio aquoso pastoso quanto líquido. Procurou-se compreender a sua alteração, nomeadamente em função da temporalidade, de modo a identificar a relevância da mesma. Juntou-se então ecoline com cola branca num recipiente e de seguida a verteu-se a mistura heterogénea numa folha branca. O motivo de estudo foi o processo de secagem da matéria, tendo-se verificado que a forma desenhada, a intensidade do pigmento e a própria textura do composto se foram progressivamente alterando com a passagem do tempo. Uma evolução absolutamente imprevisível e notoriamente afeta à referida temporalidade.
Decidiu-se então abordar a temporalidade por outro prisma. Para tal, dissolveu-se aguarela num recipiente com água e posteriormente verteu-se para outro recipiente de vidro com água, por forma a que todo o movimento da tinta fosse visível até à sua sedimentação. Constatou-se que o efeito da passagem do tempo nesta nova abordagem permitia uma perspectiva diferente. No primeiro caso a ecoline começara como linha, terminando como mancha, enquanto que no segundo, a aguarela começou como mancha (dissolução), terminando contudo como “linha de tinta” na água. Neste sentido o trabalho de cola branca é o estudo da alteração da matéria no tempo enquanto o da tinta na água é a observação do movimento da tinta no espaço.

Como complemento de ambos os trabalhos, surgiu a necessidade de captar em desenho de memória o movimento da aguarela na água. Foram desenhados vários momentos que suscitaram especial atenção pelas diferentes formas que a tinta assumiu na água. Foi portanto desenvolvido um conjunto de atos performativos sob a forma de desenho que procuraram captar outro ato performativo constituído pelo processo descrito. O ato performativo apenas existe no presente enquanto os desenhos são em si uma tentativa de compreender o movimento da tinta  ao longo do seu percurso.