12.10.15

Marta Rebelo

I Entrelaçar

O acto de entrelaçar implica um movimento repetitivo e específico dos dedos, como este movimento se insere diariamente na minha rotina, fiz questão de o explorar tentando perceber a capacidade deste produzir um desenho. Numa interpretação algo literal, o cabelo tornou-se pincel ao ser embebido em azeite com corante alimentar. Os gestos, apesar de quase mecânicos, produziram um fluxo de linhas aleatórias e agitadas em contraste com os movimentos lentos e sistemáticos que as geraram. É interessante perceber como um gesto metódico produz imagens cheias de imprevisibilidade.





II Secar/Limpar

Neste exercício tentei ligar dois movimentos realizados de forma semelhante, na medida em que são realizadas de maneira similar, embora utilizado em, e para contextos diferentes. Assim liguei o movimento de secar as costas ao movimento de limpar uma coluna de um edifício ou um gradeamento. Ao utilizar um tecido que forma uma cinta à minha volta e do objecto com que interajo, torno os actos indissociáveis, sem interrupção entre os mesmos. Este movimento continuo, serve dois objectivos e associa duas temáticas opostas. 



III Contornar

Com o objectivo de dissociar o desenho do suporte tradicional, procurei uma forma de produzir uma marca perecível. Usufruíndo do potêncial da fotografia, produzi uma série de registos, em longa exposição, onde desenho com o rasto da luz e tento contornar os elementos que me rodeiam. Assim, sem ser na fotografia, o desenho existiu mas por um curto periodo de tempo, ficando apenas registos.