O acto de entrelaçar implica um
movimento repetitivo e específico dos dedos, como este movimento se
insere diariamente na minha rotina, fiz questão de o explorar
tentando perceber a capacidade deste produzir um desenho. Numa
interpretação algo literal, o cabelo tornou-se pincel ao ser
embebido em azeite com corante alimentar. Os gestos, apesar de quase
mecânicos, produziram um fluxo de linhas aleatórias e agitadas em
contraste com os movimentos lentos e sistemáticos que as geraram. É
interessante perceber como um gesto metódico produz imagens cheias
de imprevisibilidade.
II Secar/Limpar
Neste exercício tentei ligar dois
movimentos realizados de forma semelhante, na medida em que são
realizadas de maneira similar, embora utilizado em, e para contextos
diferentes. Assim liguei o movimento de secar as costas ao movimento
de limpar uma coluna de um edifício ou um gradeamento. Ao utilizar
um tecido que forma uma cinta à minha volta e do objecto com que
interajo, torno os actos indissociáveis, sem interrupção entre os
mesmos. Este movimento continuo, serve dois objectivos e associa duas
temáticas opostas.
III Contornar