29.11.15

 Clara Buser

Instrução que dei a realizar:

(1) Instrução para a realização de um desenho, ou uma série de desenhos (a ser realizada durante a semana após o seminário) executada por Isabel Andrade.

Aproxima-te a um espelho e desenha sobre o teu reflexo.

Lista de verbos: Riscar, tapar, acrescentar, definir, distorcer.

Fotografa a ação e o resultado final.

A instrução confronta-nos com a ação invertida, no sentido em que quando nos olhamos ao espelho em geral é para fazer uma ação sobre o nosso corpo, eu pretendia com esta instrução provocar o inverso, o movimento oposto, intervir plasticamente e diretamente sobre o próprio reflexo sem tomar em conta o lado estético, sem querermos embelezar nem querer preservar uma imagem mas brincar com o que vemos e haver uma espécie de desprendimento com a auto-imagem, num jogo de esconde e revela.

 "O espelho e os sonhos são coisas semelhantes, é como a imagem do homem diante de si próprio"
  José Saramago






(2) Instrução para a realização de uma ação a ser realizada durante o seminário executada por Isabel Andrade.

Estende os braços e sente o peso da realidade.

 
Instruções que executei durante a semana:

1)  Instrução de Ana para a realização de uma série de desenhos a ser realizada durante a semana após o seminário.




















Vejo algumas pessoas todos os dias, algumas vi toda a minha vida mas conseguir-me lembrar do seu rosto ao ponto de desenhar o formato do nariz ou da boca talvez apenas dos meus pais. Lembrar-me dos pormenores da cara de alguém talvez só mesmo deles.

Até considero que tenho mais facilidade em fixar caras que nomes mas apercebi-me com este trabalho que a memória visual que possuo das pessoas é um todo desfocado.

"A memória é a consciência inserida no tempo"
Fernando Pessoa















1) Instrução de Isabel Andrade para a realização de um desenho, ou uma série de desenhos (a ser realizada durante a semana após o seminário)
 
Escolhe uma fotografia de retrato de uma pessoa, em que a face esteja virada directa para a frente.
Redesenha os elementos faciais, reestrutura a sua organização no espaço da folha, do seguinte modo:

Olhos no fundo da folha, na margem esquerda
Nariz no cimo da folha, na margem esquerda
Boca ao centro da folha, na margem direita
Orelhas debaixo de onde desenhaste a boca
Cabelo no centro da folha, apenas uma mecha do cabelo
Maçãs do rosto no centro da folha, na margem esquerda
Queixo debaixo das maçãs do rosto




Ao fazer este desenho deparei-me com a dificuldade em manter a escala dos vários elementos do rosto que via, desenhar um rosto sem a conjugação de um todo provocou-me uma certa confusão em tentar, por exemplo, não fazer um nariz demasiado grande para os olhos e sucessivamente.