Desenho como
documento
Para este
seminário, onde o desenho é usado como documentação de uma acção num espaço
dentro da FBAUP, propus uma acção que pretende desfamiliarizar o espaço da sala
de aula, reinventando as suas funções.
A partir de
Laban Movement Studies, que é o método e linguagem para descrever, visualizar,
interpretar e documentar todas as variedades
do movimento humano, o meu trabalho para este seminário propõe a transferência de uma aula de mestrado de desenho e técnicas de impressão para uma aula de dança.
Comecei por
registar a planta da sala de aula e o diagrama dos percursos feitos pelos
alunos e o professor até aos seus lugares nas salas.
Se o pretendido é reinventar o espaço, comecei por, através do desenho, eliminar todos os objectos da sala que nos fazem perceber que o espaço é uma sala de aula, como as mesas, cadeiras, bancos e o quadro, ficando assim um espaço vazio que me permite reinventar a minha interacção com ele.
A minha proposta seria dançar espontaneamente pela sala vazia
e torná-la num estúdio de dança. A dança é uma forma de arte de performance que
consiste em selecções de sequências do movimento do nosso corpo. Aqui surge o
diagrama de coreografia que teria sido realizada no
espaço.
O desenho
entra neste âmbito como a única forma de registar e traduzir a minha intenção,
embora exequível, nunca chegou a ser realizada. Através dele, documento o espaço
e os movimentos tentando estabelecer uma uma relação de transferência-acto-imagem com o espaço da sala de aula/estúdio de dança.