20.12.15

Rebeca Lopes

Desenho como documento

Para este seminário, onde o desenho é usado como documentação de uma acção num espaço dentro da FBAUP, propus uma acção que pretende desfamiliarizar o espaço da sala de aula, reinventando as suas funções.
A partir de Laban Movement Studies, que é o método e linguagem para descrever, visualizar, interpretar  e documentar todas as variedades do movimento humano, o meu trabalho para este seminário propõe a transferência de uma aula de mestrado de desenho e técnicas de impressão para uma aula de dança.
Comecei por registar a planta da sala de aula e o diagrama dos percursos feitos pelos alunos e o professor até aos seus lugares nas salas.

 Se o pretendido é reinventar o espaço, comecei por, através do desenho, eliminar todos os objectos da sala que nos fazem perceber que o espaço é uma sala de aula, como as mesas, cadeiras, bancos e o quadro, ficando assim um espaço vazio que me permite reinventar a minha interacção com ele.
A minha proposta seria dançar espontaneamente pela sala vazia e torná-la num estúdio de dança. A dança é uma forma de arte de performance que consiste em selecções de sequências do movimento do nosso corpo. Aqui surge o diagrama de coreografia que teria sido realizada no espaço.




O desenho entra neste âmbito como a única forma de registar e traduzir a minha intenção, embora exequível, nunca chegou a ser realizada. Através dele, documento o espaço e os movimentos tentando estabelecer uma uma relação de transferência-acto-imagem com o espaço da sala de aula/estúdio de dança.