Seminário:
Transferência de uso
As
metáforas reenviam para o corpo aquilo que o corpo codifica na ação. Há um
sentido cíclico nesta apropriação de um conceito para explicar outro.
Colocando-me
no papel de observadora face aos exercícios desenvolvidos, compreendo um
sentido geral de aceitação/processo/ “digestão”.
3 (preencher)
O corpo que, com o olhar, preenche um espaço
vazio como um mero exercício automático de(/em) automatismos. São mecanismos de
atuação gerados de forma automática (equiparável ao doodle, por exemplo),
recorrentes nos nossos dias. Kaprow trabalha esta temática no seu texto “Art
Which Can’t Be Art” de 1986, quando fala de lavar os dentes.
2
(andar/enterrar)
A verdade é que a citação, este “andar em
frente, voltar atrás”, repetir de forma propositada um passo, outro, novamente
– sabendo de antemão precisamente a marca que o nosso gesto vai criar – gera,
uma ação livre. Ou seja: uma ação livre de expectativa, simples, despida da
cadeia de ação-reação que caracteriza toda a existência quotidiana. Esta ação
fez-me pensar no conceito de “pratyahara”. Este conceito é um dos oito estados
descritos por Patanjali no segundo e terceiro livros dos quatro Yoga Sûtras.
1 (mastigar)
Mastigar é um verbo solitário. Mastigar
nunca se desliga do seu lado de “meio para”. Mastigar é sempre a causa de uma
consequência. E a consequência da necessidade da primeira causa.
Com base em
alguns comentários escritos por sábios desde a antiguidade, compreende-se num
estudo objectivo os sentidos actuais que as palavras encerradas nestes
documentos milenares têm. E, traduzindo as palavras de um artigo contemporâneo
sobre esta palavra, “Pratyahara” é lido como o estado de percepção verdadeira -
dita, sem ignorância ou interpretações condicionadas ( - por condicionalismos
de qualquer espécie), facto que serve de ponte para a raiz em sânscrito do
termo “ingerir” - ou seja - é o verdadeiro alimento da mente. Enquanto as
pessoas tendem a focar-se nos efeitos que a comida ou o exercício têm no corpo,
elas tendencialmente esquecem-se do impacto que tudo o que lhes é externo tem.
Pratyahara é sobre retirar estas influências dos sentidos. É a
retração dos sentidos: o momento no qual as emoções não se impõem e sabemos
realmente entrar no estado de meditação – presença total
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2 (andar/enterrar) |
1 (mastigar) |