25.10.16

Transferências-de-uso

[1] Expelir

ex.pe.lir
ɐjʃpəˈlir, (i)ʃpəˈlir

1. lançar fora com violência; expulsar; arremessar. 1



vídeos: https://vimeo.com/188895473
https://vimeo.com/188895792



Com a água salgada abriram-se brancos na aguarela azul sobre o papel. Com o corante alimentar azul registaram-se manchas azuis sobre o branco. Em relação com a pintura, a cor e a propriedade líquida dos materiais. Expelidos pela boca, pretendendo comportar a ideia de afogamento.

a.fo.ga.men.to
ɐfuɡɐˈmetu

2. asfixia, seguida ou não de morte, devida à substituição do ar atmosférico por água ou outro líquido. 2



Esta acção relaciona-se com outros momentos, onde um pano de algodão cru ao qual adiciono aguarela é colocado em contacto com o mar. Com a sua margem. O registar do movimento da água pode ser pensado enquanto metáfora ao acto de definir e cartografar fronteiras. Neste caso, fronteiras naturais: orgânicas, mutáveis, até indefiníveis.Na tentativa de transportar o mar para o espaço onde decorreu a acção, o sal e o azul funcionam enquanto seus símbolos.


[2] Inspirar - Aspirar



Transferiu-se a acção do corpo para a acção de um aspirador. Em vez da traqueia, o tubo do aspirador. Em vez dos pulmões, um saco de aspirador, limpo. Dentro deste saco inseri vários retalhos de pano cru, um de cada vez. Por vezes, entre o ligar e desligar o aspirador, inspirava.































[3] Riscar - Aspirar



Numa mesma acção, materializei duas transferências-de-uso [2] e [3], a acontecer em simultâneo, em dois espaços: dentro e fora de um aspirador. O formato do suporte, papel, foi determinado pelas características físicas do espaço onde decorreu a acção. Os diferentes pigmentos foram utilizados num movimento de tradução das cores dos objectos presentes no espaço. Anulou-se a posição esperada do suporte em relação ao corpo. Este passou a existir sob mim, como existe o chão. A acção de aspirar demorou cerca de dez minutos. Durante esse tempo foi, através do pigmento, registada a fricção da extremidade do aspirador e impressa a sola dos meus sapatos, arquivo dos movimentos que fizeram os meus pés.



vídeo: https://vimeo.com/188896326






                                                                                  

   1 www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/expelir
   2 www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/afogamento