2.12.16

1. NAO MEXER

1. A primeira foi a instrução para a realização de uma ação ou de um conjunto de ações. Em uma folha branca estava escrito o seguinte texto:

NAO MEXER
MEXE À VONTADE


Ainda que no enunciado não especificou-se, esta instrução foi pensada para ser desenvolvida no espaço da faculdade

A minha intenção foi contradizer um enunciado ao que  diariamente somos confrontados no contexto da faculdade de artes; NÃO MEXER.

Procurou-se que este enunciado inicial que age como estrutura imperativa (mesmo que esteja construída com o infinitivo) ao ser confrontado com a instrução inversa, MEXE À VONTADE funcionasse como detonante para a criação.


É dizer que a ação esperada ante esta instrução (ou uma das possibilidades de resolução) foi uma ação ou um conjunto de ações mentais (se-calhar físicas, mas silenciosas e temporais) nas que fossem utilizados os elementos alheios dispostos nos espaços da faculdade.

Mexer à vontade, resulta mais fácil na imaginação, já que a indicação preexistente (não mexer) funciona permanentemente como um enunciado coagente e aparece como o fantasma que defronta a quem recebe a instrução com a possibilidade de fazer aquilo que provavelmente em algum momento já tinha pedido aos outros que não fizessem, é dizer encarar a quem recebe a instrução com a contradição.


II. RETIRE A SUA SENHA

A segunda foi uma instrução para a realização de uma quantidade indefinida de desenhos, tratou-se de uma folha com dois ilustrações e quatro passos a seguir:

Em este caso a instrução foi mais concreta mesmo que mais do que uma instrução técnica para fazer um desenho tratou-se de uma instrução para procurar um momento especifico que detonasse o ato de desenhar retratos. Na folha que foi entregue, o enunciado e as duas ilustrações molduraram e reduziram o contexto no qual ação tinha de ser desenvolvida.

i - Procura um lugar onde precises tirar uma senha para ser atendido
ii - Retira uma senha
iii - Enquanto estas à espera faz o desenho de outra pessoa que esteja na sala
iv - Cada vez que o contador avance de numero começa um desenho novo.



Não foram especificados nem os materiais, nem o formato.