1. A primeira foi a instrução para a realização de uma ação ou de um
conjunto de ações. Em uma folha branca estava escrito o seguinte texto:
MEXE À
VONTADE
Ainda que no enunciado não especificou-se, esta instrução foi pensada
para ser desenvolvida no espaço da faculdade
A minha intenção foi contradizer um enunciado ao que diariamente somos confrontados no contexto da
faculdade de artes; NÃO MEXER.
Procurou-se que este enunciado inicial que age como estrutura
imperativa (mesmo que esteja construída com o infinitivo) ao ser confrontado
com a instrução inversa, MEXE À VONTADE funcionasse como detonante para a
criação.
É dizer que a ação esperada ante esta instrução (ou uma das possibilidades de resolução) foi uma
ação ou um conjunto de ações mentais (se-calhar físicas, mas silenciosas e
temporais) nas que fossem utilizados os elementos alheios dispostos nos espaços da
faculdade.
Mexer à vontade, resulta mais
fácil na imaginação, já que a indicação preexistente (não mexer) funciona permanentemente
como um enunciado coagente e aparece como o fantasma que defronta a quem recebe
a instrução com a possibilidade de fazer aquilo que provavelmente em algum
momento já tinha pedido aos outros que não fizessem, é dizer encarar a quem
recebe a instrução com a contradição.
II. RETIRE A SUA SENHA
A segunda foi uma instrução para a realização de uma quantidade
indefinida de desenhos, tratou-se de uma folha com dois ilustrações e quatro
passos a seguir:
Em este caso a instrução foi mais concreta mesmo que mais do que uma
instrução técnica para fazer um desenho tratou-se de uma instrução para
procurar um momento especifico que detonasse o ato de desenhar retratos. Na
folha que foi entregue, o enunciado e as duas ilustrações molduraram e reduziram
o contexto no qual ação tinha de ser desenvolvida.
i -
Procura um lugar onde precises tirar uma senha para ser atendido
ii -
Retira uma senha
iii
- Enquanto estas à espera faz o desenho de outra pessoa que esteja na sala
iv -
Cada vez que o contador avance de numero começa um desenho novo.
Não foram especificados nem os materiais, nem o formato.