2.12.16

Instrução Não-Desenho "Enterrar o desenho"

Uma instrução simples e direta evidencia um interesse próprio pelos efeitos e processos da Ação. A Instrução que entreguei sugeria apenas: “desenha um monte de Terra. Enterra o desenho” pensando a relação entre o objeto desenhado e o processo de enterrar o desenho no mesmo material que teria sido desenhado. Como podemos desenhar uma expressão como um monte de terra, agora sabendo que vamos enterrar esse mesmo desenho, como desenhamos o mesmo?
               Para mim a ideia levantava questões sobre a qualidade do desenho e qual a referência escolhida para ele, e também qual o futuro e impacto da ação? É possível recuperar o desenho após o seu “enterro”? Qual é o seu valor antes e depois?

O resultado das instruções é bastante direto mas revelou para mim no aspeto da resolução do desenho formas que não me tinham ocorrido. O carácter ilustrativo do desenho em contraste o processo de enterrar o desenho pareceu-me criar uma metáfora mais contrastante do que como eu teria desenvolvido as instruções mesmo que hipoteticamente.