14.12.16

desapareceu ' ninguém reparou


Levei uma coisa e ninguém deu falta. 
Voltei mais tarde e roubei de novo. Roubei quantas vezes precisei
Não há um soluço atento à mudança vigente; o espaço está em silêncio, sem ferida latente. 

Desapareceu, ninguém reparou.

Considerei como acção desviante roubar (ou recolher) um monte de pó de uma parede descascada.
Assim, o furto é uma acção a ser documentada - não por via meramente comunicativa mas pela possibilidade de ênfase teatral (como categorizou AUSLENDAR). Este princípio gera novas narrativas e outros personagens que divergem do acontecimento factual. Neste aspecto, também estes desenhos poderiam ser aquilo que KAPROW define como 'rumor calculado': uma construção mais ou menos fictícia, capaz de comprovar e convencer sobre a veracidade de um determinado acontecimento.

A acção de facto sucedeu. A performance que no entanto procuro falar não é somente a que se lê nas imagens.

O pó foi um elemento deslocado para uma outra acção performativa - o desenho. Primeiro foi roubado, posteriormente camuflado como uma cifra sobre o seu próprio desaparecimento; ressurge no desenho, e ao mesmo tempo que permanece invisível, está em citação ao seu lugar de origem. Tal como AUSLANDER explica sobre a performance de categoria teatral:


"The space of the document (...) thus becomes the only space in which the performance occurs." (AUSLANDER, pág. 3)

Performance e documento tornam-se assim indistinguíveis. Se por um lado, o documento refere-se visualmente à performance, a sequência da acção actua nas circunstâncias gráficas do desenho. 

A evidência do pó é a prova do seu roubo, perpetuando um conflito entre confissão e camuflagem. 

"Accuracy is not just a question of skill it can also be affected by honesty, free will and genuine mistakes." (FARTHING, pág. 145)







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AUSLANDER, Philip (2006). "The Performativity of Performance Documentation". PAJ: a journal of Performance and Art. 84. Vol 28, September 2006

FARTHING, Stephen (2009) "Recording: Towards an Intelligence of Seeing". In GARNER, Steve (ed.) (2009) Writting on Drawing: Essays on Drawing Pratice and Research. Chicago:Chicago University Press