14.12.16

Desenho como documento, espectro e rumor calculado

Um dia enquanto lavava a loiça mais à pressa, acabei por entornar água que estava dentro de um tacho para cima de mim e pensei "pronto já tomaste banho". Este acontecimento acabou por dar origem à resposta deste enunciado.
Pensei então apoderar-me de um espaço que tanto gosto, cozinha, e arranjei uma maneira de passar mais um momento dentro deste, tomando banho.
Inicialmente estava com a ideia de me por em pé em cima do lava-loiça mas assim que o fiz vi que não iria ser nada prático e que acabaria por molhar tudo, decidindo assim lavar-me por partes.
Para lavar os membros superiores e cabeça pus-me em pé de frente para o lava-loiça e para os membros inferiores recorri ao auxílio de um banco.
Para melhor me aproveitar do espaço e de forma a sentir que a acção realizada pertencia naturalmente à cozinha, tomei banho usando detergente da loiça como champô e gel de banho e usei o esfregão para esfregar o corpo.
Demorei cerca de trinta e cinco minutos a tomar banho (mais quinze minutos do que leva um banho tomado na banheira) por causa de o ter feito por partes, e devido à imensa espuma que o detergente da loiça fazia.
Para documentar esta acção realizei primeiro uma série de desenhos coreográficos, onde no primeiro se vê o percurso do meu quarto até à cozinha; no segundo eu a ir buscar o banco que tinha debaixo de uma das mesas que tenho na cozinha (para lavar os membros inferiores); o terceiro onde registei os movimentos de subir para cima do banco (representado pela seta), buscar o detergente e a lavagem dos membros inferiores; o quarto onde desço do banco e lavo a cabeça e membros superiores; quinto onde vou buscar o pano de cozinha e sexto onde procedo à secagem do corpo.





De seguida, desenhei a planta da minha cozinha, de forma a dar a conhecer o espaço onde se realizou a acção.


Terminei por ilustrar a acção realizada.