4.12.16

TRANSFERÊNCIA-IMAGEM-ACTO (Flávia - Susana)



I. Desenha um círculo e salta lá para dentro

        primeira instrução dada à Susana Lourenço            

Tive um trabalho académico que consistia em criar frases que fossem desbloqueadoras e ajudassem no caso de termos um bloqueio criativo. Na altura esta fora uma das frases criada e achei interessante usá-la como instrução para ver como outro reagia.
Estava à espera que a Susana ficasse pensativa e que depois respondesse ao enunciado com algo do género: desenhar um círculo no papel, pô-lo no chão e saltar para cima deste.
Mas não foi o que aconteceu e por isso achei interessantíssimo a maneira rápida como a Susana respondeu ao que lhe foi instruindo, pegando em giz, que se encontrava na sala onde temos a maioria das aulas de mestrado, tendo de seguida ido até ao corredor, onde desenhou um círculo no chão, tendo saltado para dentro dele.

  



II. Vai à pesca

                                                                       segunda instrução dada à Susana Lourenço            

Como segunda instrução pensei em algo que pudesse ser realizado no espaço da faculdade, embora que não tenha sido estipulado na instrução dada.
Parti do provérbio "Antes de dar comida a um mendigo, dá-lhe uma vara e ensina-lhe a pescar". Este provérbio é uma metáfora perfeita da vida. Se tivermos tudo de mãos beijadas nunca aprendemos a fazer nada, por isso mais vale ensinar o mendigo a pescar e este ter comida para o resto da vida.
Com esta instrução estaria a dar os ensinamentos básicos à Susana para ir à pesca/fazer-se à vida.
Como tinha pensado, a Susana teria então de pegar num pau que serviria como cana, atar-lhe um fio e ir tentar pescar algo no espaço da faculdade.
No enunciado dado pelo docente havia a possibilidade de uma das acções ser realizada durante a semana, que foi o que acabou por fazer a Susana.
Esta acabou por desenhar uma paródia dela própria a tentar pescar uma lata de atum "então visto que eu nunca pesquei, nem sei como tal, fiz um bocado paródia de mim mesma a pescar uma lata de atum".