8.3.20

TRANSFERENCIA DE USO

1. Coçar 
Transferência de um gesto para com o corpo para o campo do desenho. Sobre uma folha de papel colocou-se uma pequena porção de tinta de gravura, com a mão direita, mais tarde a par da esquerda, passei a coçar aquele ponto especifico. Procurei abstrair-me de qualquer objectivo estético e simplesmente coçar a folha como se da minha cara se tratasse. A consciência deste ato-fingido trás consequências comportamentais. Passei a notar com precisão e incomodamente as zonas do meu corpo portadoras de comichão. Na impossibilidade de satisfazer a vontade de coçar o corpo (pela intolerante tinta nos meus dedos), passei a coçar a folha de papel assumindo os distintos gestos que seriam usados para o coçar. Usar as unhas para coçar o couro cabeludo, esfregar os dedos para coçar a testa, um só dedo em movimentos contidos e circulares para coçar o olho etc.





2.Apertar/Apanhar
A junção de dois gestos quotidianos, apertar e apanhar, para com o corpo e espaço respectivamente. Usando novamente o desenho para registo destes gestos, comecei por espalhar raspas de carvão vegetal sobre uma folha de papel. Com o auxilio de outra folha procurei apanhar algumas destas raspas condensando na mesma ação o gesto de apertar. O desenho foi feito num só gesto evidenciando a fusão dos dois verbos. Resultou em dois objectos: Primeiro, a folha que continha as raspas, que através do arrastamento do carvão registou o movimento de apertar. O segundo, em inevitável dialogo com o primeiro, confirma o aperto por meio dos inerentes vincos e acumula marcas do carvão que apanhou.






3.Preencher
Transferência de um gesto do desenho para o espaço. Intendi "Preencher" no desenho como um ato de escurecer uma área intocada. Da mesma maneira que num desenho preencher uma area é priva-la da  sua condição de máxima luminosidade, procurei a zona de maior luminosidade na sala de aula para a começar a preencher. Mesmo que translucida, a fita cola de papel utilizada para o efeito propõe escurecimento, ainda que fraco. Em casa, pensei voltar ao exercício tentando escurecer uma divisão com apenas o meu corpo. Experimentei gestos inspirados na sobreposição, justaposição e até na trama. As diferentes tentativas são separadas por gestos de apagar onde o espaço, como numa folha, recebe de volta alguma da sua luminosidade.