8.5.20

Desenho Instrução e Performance  

Execução: Maria Carolina Sousa

Instruções: Marina Gonçalves


Para este exercício foi-nos proposto que explorássemos as (noções) de instrução/ordem/pedido/convite, através de uma troca de instruções entre duas identidades para a elaboração de um desenho, ou uma série de desenhos, e a performance de uma acção. 
Uma instrução é uma sequência de passos concebidos para nos auxiliar a realizar uma actividade dentro de um padrão. Essas instruções podem, ou não, ser seguidas, ficando essa decisão ao cargo de cada receptor. Frequentemente, essa negação das instruções pode ser interpretada como uma resistência ou até mesmo de desobediência. Por outro lado, estes passos não são uma obrigatoriedade e a falta de rigor ao segui-los pode abrir portas a interpretações pessoais e, assim, resultados inesperados.
Tendo esta última perspectiva em conta, executei uma leitura das instruções para receber uma ideia geral dessas instruções e realizei as actividades de memória para me proporcionar uma maior liberdade interpretativa.


Desenho


Instrução do desenho, por Marina Gonçalves

















Para o desenho, duas acções parecem ter um carácter mais obrigatório, como se fossem ordens: a presença de cor e a duração dos desenhos. Não havia muitas restrições no que diz respeito aos materiais suportes e dimensões. No tema também me foi dada a opção de escolher dentro das opções apresentadas, o que me permitiu explorar sem grandes preocupações o tema, a qual escolhi um movimento produzido por um animal de estimação. Assim criei uma storyboard a homenagear a minha caturra a fazer surf com uma banheira de plástico que ele tinha na sua gaiola, o seu brinquedo favorito.




Acção


Instrução da acção, por Marina Gonçalves

Para a acção foi-me dada uma receita de um bolo de banana. As receitas são um template, concebidas para obtermos um resultado controlado e previsto por alguém que as fez. No entanto, existe sempre uma margem de erro, ou porque não se é rigoroso o suficiente ou porque os elementos não são os mesmos. Neste caso tomei esta instrução/receita como um template base, o qual teve de sofrer algumas alterações devido a restrições alimentares, como alergias, nomeadamente, o leite e a farinha. Estas alterações são o suficiente para mudarem radicalmente o resultado final. Tudo isto levou-me a reflectir sobre a importância de seguir instruções. Por um lado torna-se positivo, as instruções são um excelente auxilio à aprendizagem. Com elas conseguimos reunir um conjunto de conhecimentos base que nos permite mais tarde avançar para um patamar de exploração superior. No entanto esse patamar apenas pode ser atingido quando pomos de lado as instruções, assim que estivermos preparados, e começamos a pensar "fora da caixa".