DESENHAR A PERFORMANCE
Esculpir o Gesto em busca da identidade própria
O projecto que agora apresento, na forma de vídeo projectado em três camadas de panos transparentes, onde o meu corpo em movimento, filmado com gestos lentos e coordenados, aparece repetido em planos sucessivos, ficando estes registados - como marcações desenhadas em linhas de luz azul e vermelha – nos painéis de tecidos. Por sua vez estas imagens são repetidas em espelho. A Performance é, pois, desenhada pelo corpo-próprio, donde o título do trabalho Desenhar a Performance, em alusão ao texto de Katrin Gatinger. Aqui, o corpo-próprio apresenta-se, por um lado, como princípio de individuação, na medida em que, através da sua gestualidade, o corpo é sempre epifania do eu, e por outro lado, pela sua capacidade de transformação tecnológica ou artística do mundo e da matéria, o corpo torna-se expressão da cultura e da civilização, repercutindo-se no tempo futuro sobre o mundo, a terra e os homens que a habitam, de modo imprevisível e irreversível. O resultado desta experiência é “o desenho de uma performance”, cujo gesto “esculpido” busca a identidade própria.
.
- O gesto tem aqui um importante papel na busca desta identidade e daí eu usar o termo “esculpir” o gesto, pois acredito que são os gestos singulares, livres, meditados e verdadeiramente nossos, que podem ter um impacto positivo, destacando os gestos realizados pelos artistas no seu processo de trabalho. Só conseguimos criar verdadeiramente no gesto de fazer com verdade e com liberdade. Vilém Flusser (1920-1991) especifica que o gesto é fruto de um querer e não de movimentos involuntários. Enquanto expressão de intenção é, também, expressão de liberdade.
(O ensaio teórico completo foi enviado em pdf)
(O ensaio teórico completo foi enviado em pdf)
Vilém FLUSSER(1994). Los Gestos: fenomenologia y comunicación. Barcelona: Herder
Katrin GATINGER (2009). “Dessiner la Performance”. In: Richard CONTE, Le Dessin Hors Papier. Paris: Sorbonne
Fotografias da instalação criada em sala escura com video projectado sobre três tecidos transparentes, paralelos entre si.
Uns minutos da instalação com projecção de video sobre três tecidos transparentes