26.2.21

Workshop nº1: Transferências de Uso

                                                                Transferência de Uso nº 1                                                                                                                                       verbo "urinar"


A partir de uma lista de verbos cujas ações realizámos durante um dia inteiro da semana, acabámos por escolher um deles para utilizar no exercício que nos foi proposto...

                                   

                                       A lista de verbos realizados durante um dia da semana (19/2/21)


O exercício constou em passarmos para os meios do desenho, a tal ação selecionada por nós da tal lista.

O verbo que acabei por escolher foi "urinar" e algumas das características dessa ação estão obviamente relacionadas com líquidos, podendo associar outras potencialidades relacionadas com "pressão", "intensidade", "fluxo" ou "despejo".


Desenhos a lápis, carvão e pastel de óleo, cujo intuito foi traduzir a propriedade de "intensidade" relacionada com o verbo escolhido, com as diferentes fases da própria ação de urinar e do seu fluxo.


Transferência de Uso nº 2
verbo "Urinar" + "Espreguiçar" 

Acabámos por ter de relacionar o verbo escolhido inicialmente (no meu caso, "urinar") com outro de um colega nosso que nos foi atribuído. Acabou por me calhar o verbo "espreguiçar".
Coincidentemente, as duas ações têm muito em comum, ambas acabam por parecer ser uma expulsão de algo do nosso corpo. Uma expele substâncias azotadas, que não interessam para o bom funcionamento do nosso organismo, em forma de líquido. A outra é uma expulsão da tensão muscular. São ambos alívios, projeções, contrações, tensões que levam as retenções ao alívio corporal.


Escolhi este exercício dos vários que fiz pois melhor traduz a intensidade, a tensão envolvida na excreção de uma substância que está em nós. Só que neste caso, o nosso corpo é aqui substituído por um pano molhado com tinta da china diluída em água.


Acabei por tentar reproduzir este alívio, excreção de fluídos retidos e que são redirecionados de dentro de nós para fora, através do sopro de tinta por um tubo de esferográfica para o papel. Os resultados foram estes:






Em ambas estas ações, existem quatro fases ao longo do seu desenvolvimento: a contenção ou retenção do que deve ser expulso que atinge um limite de acumulação possivelmente física; o início da expulsão pela exerção de força através da contração muscular e o decorrer da própria expulsão que acaba por ser uma ação que já não depende muito da nossa deliberação, é um processo mecânico; e o final da ação, que é o último "empurrão" muscular que ocorre para certificar que está tudo pronto para voltar ao normal; a última é novamente o alívio físico, o regresso ao estado de descontração.


                                                                Transferência de Uso nº 3

                                                                      Verbo "estruturar"


O último exercício constou na utilização de uma ação normalmente utilizada no desenho, mas neste caso devia ser desligada dos meios e materiais associados ao mesmo. O verbo da ação escolhido foi "estruturar". Para afirmar um objeto no desenho, muitas vezes é preciso perceber como é a sua estrutura, como é o seu funcionamento, forma e a sua relação com o espaço envolvente. Talvez seja um verbo utilizado de forma mais explícita no desenho de observação direta, porém, qualquer processo que envolve a reprodução de um objeto nem que seja de memória, acaba por passar por uma estruturação pelo menos mental.

A partir desta ideia, utilizei o corpo como uma ferramenta para assinalar as "estruturas" e vetores de objetos e de espaços envolventes e que seriam pensados se fossem desenhados no papel.


No vídeo, pode-se ver que os gestos tentam projetar e simular a forma da janela do meu quarto, as estruturas, os vetores das sacadas do olhar de uma pessoa que tentasse desenhar tal elemento.

Esta ideia teve inspiração no trabalho do coletivo de arquitetos/artistas "Os Espacialistas" e fez com que eu pensasse na totalidade do corpo ao fazer um gesto e na sua relação com a imagem captada pela câmara no seu decorrer, algo que está muito relacionado com a prática de tai chi.

[a ação deverá ser repetida e gravada de uma forma mais clara]