Transferência de Uso
Execício 1
No primeiro exercício foi proposto escolher um verbo de uma lista de verbos elaborada durante um dia. Verbos que indicassem ações de manutenção do corpo. Depois, desenhar com base nesse verbo, nessa ação. Escolhi o verbo coçar. Envolvi-me em papel de cenário e cocei-me com carvão, sobre o papel. Em baixo está o vídeo que regista essa ação e uma fotografia do resultado final.
Exercício 2
No segundo exercício foi proposto escolher dois verbos, duas ações e interligá-las. Uma das palavras adveio da lista de verbos de uma colega - a palavra mastigar. Relacionei a ação de mastigar com a de pestanejar, tentando coordenar o tempo em que relacionava as ações. Cada vez que mastigava pestanejava. Apercebi-me do quão automáticas são essas ações no nosso dia-a-dia e o quão estranho pode ser tomarmos conciência delas, e até controlarmos, coordenarmos o seu ritmo. De repente senti a comida na boca de outra forma,a saliva, o intervalo de tempo maior do que o normal a passar de uma "mastigadela" a outra, tornou-se incomodativo. O pestanejar, deixou de ser por necessidade, natural, para retemperar o globo ocular, passando a ser também desconfortável, preso.
Fiz uma segunda experiência neste segundo exercício e conjuguei a ação de lavar os dentes com a ação de limpar o espelho. Uma vez mais, fazendo o possível para coordenar o ritmo das duas ações. A sensação foi parecida com a que obtive no primeiro exercício. Lavar os dentes foi desconfortável nestes moldes.
Exercício 3
Neste terceiro exercício o processo é o inverso do primeiro. Passamos do desenho para a ação. Então aqui escolhi um "movimento" no desenho que me é bastante característico e automático quando estou a rabiscar. O movimento circular, de criar ondulações e espirais. Tentei então reproduzir esses movimentos automáticos com o meu corpo, movendo as suas partes de modo ondulatório.