9.4.21

 Retórica do Ato Performativo - Cristiana Macedo


Dar resposta ao exercício de autorrepresentação passou em primeiro lugar por um processo de autoconhecimento e de perceber em que características se incorporava o Eu na prática artística. De um modo geral o que acaba por realçar é o hábito de coletar. Sejam memórias, objetos, ideias, etc. Neste caso foca-se a ideia de “coletora de memórias”, ligada à vontade de estagnar um momento do dia, uma cor, ou qualquer que seja o elemento relacionado com a natureza.


Durante o segundo confinamento foram tiradas 27 fotografias do céu no mesmo local em várias horas do dia. Todas com o mesmo intuito. Além de servirem como novas peças integrantes da coletânea de imagens de céus, são elementos de autorrepresentação, já que sinto que o ambiente em que me circundo, tem muita influência no meu dia. Isto é, do mesmo modo que quando me encontro numa cidade o ritmo automaticamente se torna mais apressado, quando volto ao campo imediatamente acalmo. Isto equivale tanto aos dias de sol e serenidade como aos de chuva e nostalgia.


Estas imagens são a representação desses sentimentos. Os edifícios que rodeiam o local são os mesmos. As fotografias são tiradas de ângulos aproximadamente iguais. E o céu é o mesmo. Mas o que passa por ele, cores, nuvens…, difere. As horas são diferentes, mas o local é o mesmo. Este local que aparentemente nunca difere metaforicamente sou eu.

 

Exercício 1



 
 
 
Exercício 2 
 
Do primeiro exercício resultou um segundo que acaba por completar a ideia de que há uma necessidade de criar um recorte de um aspeto/momento específico. A partir daí nasce a sequência de 3 fotografias designada de “Enquadramento”. A primeira imagem mostra o céu com algumas nuvens. Já na segunda e terceira imagens apareço com uma grade para tela, colocada na horizontal e vertical, com o objetivo de enquadrar as nuvens como se para uma pintura se tratasse. Enquanto, na primeira fotografia o propósito era enquadrar o espaço de modo a mostrar as nuvens. Nas seguintes o ajustamento é feito através da grade.