14.5.21

~ Retórica do Acto Performativo ~


Tendo como ponto de partida o conceito de Tradição, proponho uma retórica quanto ao mesmo: se por um lado este é conotado com aquilo que é inato e inerte por outro está sujeito ao que é dinâmico e mutávelA Tradição, gera assim, um paradoxo onde a tensão assenta essencialmente sobre questões semânticas e culturais (hábitos). 

No meu entender, é um conceito que vive da dinâmica individual que se repercute em demais indivíduos tornado-se assim colectiva. Encarando que assenta na espontaneidade e “imemória” dos actos podemos considerar que é sempre contemporânea.

 

A antropologia usa do conceito cultura para entender este fonómeno social. Reconrrendo a ela entende-se que as atitudes culturais, hábitos ou tradições estão à partida pré-concebidos e normalizados, sendo que é, inclusive um factor preponderante para a sua manotenção.

 

Apropriando-me dessas circuntâncias pré-estabelecidas, ou normativas, uso dos conetúdos populares para o exercício da minha prática artística. O caso que apresento insere-se num trablho que continuo a desenvolver (tecnicamente apenas)  que se denomina “lenço marcado”.

 

A partir do “bordar (ou marcar) um lenço e oferece-lo ao seu amado, como testemunho de amor ou prova de noivado”, numa prespectivida heteronormativa, quero questionar o género e a tradição: o primeiro como agente circunstancial e o segundo como resultado da acção do agente, propondo assim um discurso acerca da tradição como forma dinâmica de questionar a actualidade.

 

As imagens são parte do processo: numa breve análise dos espólios digitalizados do Museu de Arte Popular e Nacional de Etnologia, escolhi aqueles que apresentam um casal bordado. A partir destes debuxei, numa folha Excel, uma proposta nova de bordado. 

 

O trabalho continua em desenvolvimento técnico (pela demora dos desenhos) e será posteriormente oferecido, como testemunho de amor, garantindo assim a contuidade e propósito do acto perpormativo e tradicional.

L1 - Museu de Arte Popular - IND TEX 22/96 - Lenço de namorados


L2 - Museu Nacional de Arqueologia - ETNO 7028 - Lenço de namorado


L3 - Museu Nacional de Etnologia - AQ.023 - Lenço de Amor - Meadela.


L4 - Museu Nacional de Etnologia - AS.705 - Lenço de Amor


L5 - Museu Nacional de Etnologia - AX.763 - Lenço de Amor


 L6 - Museu Nacional de Etnologia - AZ.032 - Lenço de Amor – Minho


proposta de debuxo L4 / L5
proposta de debuxo L1
proposta de debuxo L6
proposta de debuxo L3
proposta de debuxo L2