1.3.22

Felipe Vaz Luza, TRANSFERÊNCIA-DE-USO

 Exercício 01 | Verbo: Escovar





Exercício 01 | Verbo: Cortar



Exercício 02 | Alongar - Limpar vidro





Exercício 03 | Verbos: Traçar - Contornar - Apagar - Hachurar 





Os exercícios desenvolvidos com a proposta 1, da transferência-de-uso de uma ação para os suportes e processos do desenho, me proporcionaram um aumento da percepção acerca dos desenhos invisíveis realizados a partir de pequenas ações cotidianas. Ao escovar os dentes com um giz pastel sobre um papel, a moldar minha cavidade bucal, e ao traçar os movimentos de cortes de uma faca com um marcador sobre o papel, suportado por uma tábua de corte, pude registrar e absorver as marcas efêmeras que imprimimos no espaço e em nós mesmos sem nos darmos conta de seus contornos, traços e manchas. Tenho a impressão de reter mais acertadamente as malhas construtivas e as marcas gráficas ordinárias, a amplificar uma percepção da práxis diária.


Com o exercício da segunda proposta, a investigar através de transferências entre duas ações de campos performativos distintos, tirei proveito do exercício de alongamento do corpo para proceder uma limpeza dos vidros componentes da porta que divide a sala e a varanda do apartamento. A manusear papéis do rolo de cozinha e um líquido limpa vidros realizei um ato de mediação entre o esticar dos músculos e tendões e o lavar dos vidros, enquanto, de forma lenta e pausada, compreendia os movimentos coincidentes das ações e elaborava uma outra forma particular de investigar o fenômeno da prática.


No exercício 3, a explorar o redirecionamento de um ato associado aos meios desenho para o espaço físico de um pequeno quadrado, formado por tacos de madeira no chão do apartamento, me provocou a intensificação prática de uma performance de desenho que já tenho o costume de elaborar mentalmente enquanto memorizo uma imagem, a planejar um trabalho de ilustração. A utilizar os instrumentos de desenho habituais (régua, lapiseira e borracha) para retraçar apenas corporalmente um objeto já consolidado, senti uma maior imersão no desenvolvimento da memória muscular para um futuro ato de desenho, a forçar uma maior carga de atenção aos detalhes do mosaico do piso, de suas partes componentes e as interferências do tempo e de sua utilização.