As artes como um acto de presença
A primeira coisa a que me remeteu o "Desenho como acto de presença" foi para as obras artísticas das pinturas das cavernas, que definem uma temporalidade e a presença dos primórdios da humanidade com preocupações de pensar a sua própria existência humana. Então, quando um artista cria, a sua existência está para além da sua temporalidade, pois a obra artística é a extensão de um corpo, de toda uma existência. Achei pertinente trazer o meu processo pictórico e "ensaiar" novos modos de me relacionar com a pintura. Antes de iniciar a pintura houve uma espécie de um ritual, onde o gesto comunica sobre o tipo de ritual que vai ser iniciado.
Território a que pertenço
Este conjunto de imagens funcionam como "ausência/presença" daquilo que é o gesto pictórico. Uma espécie de teatro de sombras, uma auto representação através das sombras que estão projectadas no suporte. O meu corpo actua sobre a tela, e através desse acto resulta uma pintura. Serviu-me como inspiração o trabalho da artista Helena Almeida, "Tela habitada", no qual refere que "a minha obra é o meu corpo, o meu corpo é a minha obra".
E neste território a que pertenço, usei o meu corpo como um compasso
"Merleau-Ponty considera que a fala possui as mesmas propriedades que do gesto, tanto que ele a denomina como gesto fonético. "
Azul índigo sobre tela (1.20 x1.20 m) |
Quando falo sobre o meu trabalho pictórico, costumo dizer: a minha pintura vai para além da mão ou do braço, ela envolve todo o meu corpo. Portanto, o meu processo é de alguma maneira uma performance. E foi nessa linha de pensamento que resultou este trabalho performativo. Apropriei-me de um território, a tela, e nela representei-me através das sombras que estão projectadas. Usei o meu corpo como uma ferramenta, uma espécie de compasso. Através de um pigmento orgânico, o azul índigo, misturado com argamassa e cola, inscrevo um círculo. Aquilo que eu tenho vindo a fazer, em todas as propostas que foram apresentadas é perceber de que maneira eu posso mudar a minha relação/interação com a pintura. Ampliar perspectivas e potencializar essa relação.