3.6.22

Desenho como Ato de Presença

 O trabalho inicia-se no momento das escolhas dos materiais que poderiam substituir ferramentas gráficas tradicionais: como o lápis, canetas, pincéis, etc… Esses materiais foram selecionados nas redondezas do espaço da faculdade, a partir de resquícios de folhas, pedras e gravetos encontrados no chão. Essa escolha esteve direcionada na possibilidade que os materiais orgânicos poderiam criar enquanto uma ferramenta que provocaria texturas e manchas em uma superfície. 

  


Após a seleção dos materiais, os mesmos foram adaptados às necessidades da proposta da performance. Essas ferramentas orgânicas seriam utilizadas como materiais riscantas com a ajuda da tinta nanquim. A ação da performance tinha como objetivo experimentar as intensidades do movimento do corpo, especificamente os braços e as mãos, com materiais adaptados. O desenho foi produzido sobre uma folha de papel, tendo como regra a utilização das ferramentas até a sua inutilidade, por estarem quebradas, devido a efemeridade da composição do material. A performance acabou no momento em que não houve mais possibilidade de utilizar as ferramentas.