14.12.22

Desenho, Instrução e Perfomance

 

    Para este workshop de Desenho, instrução e performance, nos foi pedido a realização de duas instruções para que depois essas pudessem ser entregues de forma anonima a um colega para a realização das mesmas. Estas instruções tinham como objetivo ser um pedido ou um convite ao outro, e uma destas instruções teria de ser realizado um desenho ou uma série de desenhos, e a outra seria a realização de uma ação performativa.

    Deste modo, desenhei duas instruções com o auxílio de uma descrição escrita para a realização das mesmas, a primeira, a instrução de desenho, tinha como objetivo a transferência de texturas, um pouco ligada à minha prática de estúdio, onde vou captando formas e texturas para a criação de desenhos e colagens.

    A segunda instrução (ação performativa) tinha como intuito de guardar o som, isto é através da voz guardar vários sons em recipientes. Também esta ação foi pensada segundo o meu projeto por estar a trabalhar com arquivos de imagens e histórias antigas, e dessa forma umas das primeiras coisas que me veio à cabeça a pensar sobre este exercício foi o som e a voz, que por norma é das primeiras coisas que nós esquecemos de uma pessoa quando esta deixa de viver, de todas as memórias que ficamos dela, a voz é a que esquecemos quase por completo, e desta forma metafórica a ação de “guardar” o som tinha esta premissa de puder ter esta memória que é das mais efémeras.


 As intruções  que eu criei para outra pessoa:


1ª Instrução

Reproduzir 3 desenhos de transferência.

No primeiro desenho, com o uso de um meio riscador (carvão, pasteis, sanguínea, etc) e uma folha branca, ir até ao exterior e encontrar uma árvore onde se vai colocar a folha sobre o tronco e transferir a sua textura para o papel através de um meio riscador escolhido.

No segundo desenho, preencher a folha com uma camada de carvão, pousá-la sobre a calçada da rua e através do movimento dos pés sobre a folha tentar captar a textura da calçada.

No terceiro e último desenho será realizado sobre um banco de jardim, onde será colocada uma folha em branco, e onde a transferência da textura irá ser realizada através do ato de “sentar” sobre a folha, em várias posições diferentes.



2ª Instrução

Com o uso de vários recipientes diferentes, tais como garrafas e frascos, esta performance tem como intuito guardar o som.

Escolhe 5 localizações diferentes, tanto exteriores como interiores, onde vais produzir sons ou ruídos através da voz, e guardá-los um a um dentro de um recipiente.

Depois dos 5 sons recolhidos e guardados, os recipientes têm de ser etiquetados com o local e o som/ruído que contêm no interior.





    As instruções que eu recebi de forma anónima foram muito interessantes, a primeira onde se tinha de ser produzido um desenho, o enunciado pedia-me que eu produzisse um auto-retrato de olhos fechados usando apenas o tato para o puder concretizar. Ao criar esta ação através do desenho percebi o quão difícil é puder construir um desenho quando não tenho qualquer conhecimento daquilo que está a acontecer na folha, e utilizar apenas o tato para me guiar. Para esta primeira instrução realizei 3 desenhos diferentes, pois após o primeiro resultado achei que seria interessante puder perceber de que forma estes desenhos iriam alterar se eu repetisse novamente a ação através dos mesmos gestos, e a verdade é que os 3 desenhos ficaram completamente diferentes uns dos outros, e a realidade que estava a acontecer dentro da minha cabeça de como o desenho se estava a realizar não coincidia em nada com a realidade, mas o resultado acabou sempre por me surpreender.

O desenho da instrução:


Os resultados da minha ação:






    A segunda instrução, foi-me pedido que produzisse várias ações performativas ao longo do dia ou em fizesse as minhas ações normais, mas produzindo-as ao contrário, como andar de costas, ou como é sugerido na imagem que me foi enviada colocar o leite e os cereais na sequência contrária à qual eu costumo fazer.



    As ações que eu realizei foram: lavar os dentes, mas em vez de usar a escova dos dentes como nos é habitual, eu decidi usar a parte de baixo da escova para conseguir escovar, e quando bochechei a água depositei-a novamente no copo, ao contrário do que seria esperado e deitá-la para a pia.


    A segunda ação que realizei foi escovar o cabelo, mas utilizei a escova do cabelo para escovar a minha roupa.


    Terceiramente, fiz uma ação que me foi sugerida no enunciado de andar para trás, onde fiz um percurso que faço todas as manhãs dentro de minha casa onde todo o caminho é feito de costas.



    
Também como sugerido pela imagem do enunciado fiz a troca da sequência na qual se comem os cereais, acontece que, em ambas as situações que são apresentadas na imagem, eu não realizo apenas uma no meio dia-a-dia, desta forma representei as duas ações seguidas e em vez de uma taça de cereais, que é o normal, comi duas, onde a sequência em cada foi diferente.




    A quinta e a sexta ações que realizei foram produzidas na cozinha, uma enquanto eu ia buscar água para beber num copo, só que ao encher o copo com água da torneira, eu decidi virar o copo do avesso e beber a água, acontece que ao contrário não havia nada para beber. Também a outra ação realizada na cozinha foi fazer o almoço, em que eu decidi colocar os vários ingredientes num tacho, completamente crus e ainda dentro da embalagem, algo que não seria esperado de alguém que iria realizar um almoço.



     Decidi também criar uma ação onde eu estaria a estender a roupa, mas que não a colocaria no estendal, mas sim no chão por baixo do estendal. 


     A última ação que realizei, foi ver televisão, que é algo que por norma se faz num sofá ou nunca cama, mas em vez disso, eu coloquei-me completamente colada ao ecrã da televisão para conseguir assistir ao programa que estaria a passar. 


      De uma forma geral acho que os exercicios correram bastante bem, e toda a proposta foi muito interessante, principalmente a performance em que tinha de pensar as minhas ações ao contrário, eu tentei sempre não pensar demasiado sobre como as iria execturar e deixar apenas fluir, desta forma acaba por ser bom depois olhar novamente para o exercicio e tentar compreender as escolhas que eu fiz, e porque não escolhi outras formas de as produzir.