22.1.23

Desenho, instrução e performance- Cláudia Campos

 

Desenho, instrução e performance

Cláudia Pinto Campos



 Penso na instrução como uma estrutura ou norma para realizarmos uma tarefa, ainda assim a interpretação é algo bastante singular, e o modo como é executada revela, também,  a singularidade de quem a executa. O poder da instrução não é inerente a esta, mas na "submissão" de quem a recebe.

Para este exercício recebi duas instruções escritas por outro colega (anónimo)

  1. (Instrução para realização de um desenho)
    A partir de uma folha branca e uma caneta preta, desenha um ponto.
    Agora tens a tua mosca.
    Colocando a caneta sobre a mosca, e sem a levantar do papel, guia-a no sentido de procurar a saída para fora do papel, registando o seu movimento por via de linha contínua.



 1#  Frames de video performance "A mosca"

Para este exercício fui rabiscando um papel ao "ritmo" do barulho de uma mosca, expressando de certa forma ,todo o caminho que ela voou até conseguir sair do papel.






  1. (Instrução para a realização de outra ação que não um desenho)
    Numa folha, escreve aquilo que sentes no momento e, posteriormente dobra e coloca num envelope.
    Demolha o envelope em água até este ficar bem molhado.
    Com cuidado, leva o envelope ao congelador e deixa-o permanecer lá durante a noite.
    No dia seguinte, retira o envelope do congelador e relê o que foi escrito no papel.


 

2# Fotografias do processo

Escrevi a palavra que me veio à cabeça no momento, nostalgia. Nostalgia é uma emoção poderosa que pode evocar uma variedade de sentimentos. Pode ser um amargo lembrete de memórias felizes, ou até mesmo um anseio por um tempo que passou.

Em relação ao resultado, gostaria que a palavra se tivesse esborratado, criando alguma mancha à qual pudesse ter associado com a definição da própria palavra