Performance, Documento e Desenho
Cláudia Campos
Verbos escolhidos: Documentar, rememorar, reconstituir
Este seminário pretendia refletir sobre as motivações e estratégias do desenho como arquivo e documento em contexto performativo.
Como base do trabalho, eu escolhi uma caixa de música ( Für Elise - Beethoven’s) que serve como o grau zero de uma ação desviante.
Circunstância: A caixa de música serve como elemento transportador para o meu passado. Esta ideia procura explorar atos do desenho deslocando-me para uma memória nostálgica. A partir do desenho procuro recriar o atelier de pintura que frequentava desde muito nova, arquivando essa memória visual.
Naquele tempo todo ouvia vários clássicos enquanto pintava, mas havia sempre uma música
que me dava muito gosto de ouvir, na altura não sabia nomes, até um dia a ouvir novamente enquanto
passava uma loja com caixinhas de música. Decidi entrar para ver de onde reconhecia tão bem aquela melodia,
e li na sua etiqueta que pertencia a Beethoven, com o nome Für Elise. Ainda hoje ouço essa música, que traz
sempre consigo memórias daquele lugar acolhedor, cheio de livros e posters de arte pelas paredes e da sala com o cheiro delicioso do chá de limonete que a professora Avelina
tanto gostava de fazer, mas mais importante, traz-me memórias daquela menina que gostava tanto de pintar
com os dedos nas telas ao ritmo das músicas.
… "
2# Memória visual do atelier