23.1.23

Performace, Documento e Desenho- Claudia Campos


Performance, Documento e Desenho

Cláudia Campos




Verbos escolhidos: Documentar, rememorar, reconstituir 


Este seminário pretendia refletir sobre as motivações e estratégias do desenho como arquivo e documento em contexto performativo. 
Como base do trabalho, eu escolhi uma caixa de música ( Für Elise - Beethoven’s) que serve como o grau zero de uma ação desviante.

Circunstância: A caixa de música serve como elemento transportador para o meu passado. Esta ideia  procura explorar atos do desenho deslocando-me para uma memória nostálgica. A partir do desenho procuro recriar o atelier de pintura que frequentava desde muito nova, arquivando essa memória visual.



1#Frames do vídeo " O limiar entre o passado e o presente"




Naquele tempo todo ouvia vários clássicos enquanto pintava, mas havia sempre uma música que me dava muito gosto de ouvir, na altura não sabia nomes, até um dia a ouvir novamente enquanto passava uma loja com caixinhas de música. Decidi entrar para ver de onde reconhecia tão bem aquela melodia, e li na sua etiqueta que pertencia a Beethoven, com o nome Für Elise. Ainda hoje ouço essa música, que traz sempre consigo memórias daquele lugar acolhedor, cheio de livros e posters de arte pelas paredes e da sala com o cheiro delicioso do chá de limonete que a professora Avelina tanto gostava de fazer, mas mais importante, traz-me memórias daquela menina que gostava tanto de pintar com os dedos nas telas ao ritmo das músicas. … "








2# Memória visual do atelier