23.1.23

Transferência ato-imagem – Performance, Desenho e Documentação

 

Este trabalho consistia em utilizar o desenho como documentação num contexto performativo. Foi proposto que escolhêssemos um local da escola para ser utilizado no nosso trabalho e, após deliberação, decidi pelas escadas que fazem a ligação entre o quarto e o terceiro andar do Pavilhão Sul da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.


registo fotográfico do local em questão - grau zero


local específico retirado da planta da faculdade


Primeiramente considerei várias performances que pudesse utilizar para o registo da documentação e eventualmente fiz a ligação das escadas como escorrega, das memórias infantis de querer deslizar pelo corrimão, mas desta vez pelos degraus. A acção consistia em utilizar uma mesa da sala de aula, virá-la ao contrário e utilizá-la como prancha para deslizar pelos degraus abaixo até chegar ao terceiro andar debaixo. Esta transferência-de-uso em que transformo as escadas em escorrega.


desenho da planta com o percurso da ação


documento da construção da "prancha"

Esta documentação trata-se de uma documentação fictícia em que aqui crio uma documentação em desenho de uma ação que, na verdade, não aconteceu na realidade. Não tinha testemunhas nem uma audiência mas aqui não se trata tanto de quem esteve presente para provar o acontecimento pois a documentação do ato em si aqui é o ato performativo. Neste contexto, o evento ter acontecido ou não não faz sentido se bem que à medida que fazia o registo, sentia uma enorme vontade de o fazer na realidade, se não fosse os riscos envolvidos.

"Perhaps the authenticity of the performance document resides in its relationship to its beholder rather than to an ostensibly originary event: perhaps its authority is phenomenological rather than ontological. Just as one can have the pleasure of hearing Sinatra sing duets with singers with whom he had no real interaction, so one can have the pleasure of seeing Klein leap into the void or that of contemplating the implications of Burden’s allowing himself to be shot. These pleasures are available from the documentation and therefore do not depend on whether an audience witnessed the original event."

(Philip Auslander, 2005)
 
Para o desenho da documentação, precisei imaginar-me na ação em si e colocar-me no papel da performance, considerando o que via, o que sentia, o movimento que fazia, entre outros. Como tal fiz vários registos diferentes de forma a contribuir para que quem observasse sentisse presente na performance da ação e passasse pela mesma experiência que agora estava permanente em desenho. Perante toda a documentação final, para além da vontade de recriar, quase me enganava a pensar que realmente tivesse acontecido.

A talvez alguém o tenha feito...


desenho da perspetiva do local com a ação


documento da deslocação seguindo o movimento pelas escadas abaixo
incluindo registos de emoções, batimento cardíaco e nível de adrenalina