O ponto de partida da proposta experimental realizada tem origem na vontade de utilizar o desenho como fonte principal de documentação do ato performativo.
Tendo no meu trabalho autoral um enorme interesse em conjugar o desenho e as artes performativas, quis perceber de que modo estes se contaminam e que estratégias podem ser adotadas do ponto de vista plástico para a sua concretização.
Lembrei-me então de um pequeno rascunho de uma ideia que havia feito há bastante tempo nas primeiras aulas do semestre.
2- Algumas páginas do diário de bordo, onde se pode
acompanhar o processo de pensamento, investigação,
algumas anotações de referências e o planeamento das ações
Deste modo, o exercício contribuiu não só para poder ter a
oportunidade de pensar e criar uma performance, mesmo que esta não tenha sido
realizada, mas sobretudo como ponto de partida para pensar o desenho como um meio
autónomo de documentação do ato performativo, que, mesmo não saindo do
papel, consegue concentrar em si uma carga simbólica que leva o espetador a
vivenciar a ação, como se pudesse ter estado presente a absorvê-la. Foi-me
assim possível desenvolver estratégias de diferentes maneiras de registar as
ações e descrevê-las, permitindo-me ampliar o modo como penso o desenho como
ferramenta de representação e como elemento performativo.
*Nota: o título desta performance é apropriado do Poema do amor que resolve todas as diferenças, presente no livro Novas Cartas Portuguesas.
(Barreno, M. I., Horta, M. T., & Costa, M. V. (2022 (reedição)). Novas Cartas Portuguesas. D. Quixote, págs. 270-271)
[1] Auslander, Philip (2006). "The Performativity of Performance Documentation". PAJ: a Journal of Performance and Art. 84. Vol 28, September, 2006, pp. 1-10