2.2.23

trabalho final- Cláudia Campos

 Trabalho final



As flores são oferecidas para transmitir símbolos potenciais que expressam significados particulares. Dependendo das cores das flores, elas trazem consigo as emoções do doador. No contexto artístico, mais particularmente na pintura, as flores podem servir como meio de autorrepresentação para expressar condições e as fragilidades humanas, partindo de um objeto naturalmente delicado.

A UC Desenho e Performatividade permitiu-me explorar novos pensamentos na minha prática artística no ramo de pintura, através de alguns seminários de processos performativos tais com:

-O desenho como transferência-de-uso;
-Retórica do ato performativo;
-O desenho como ato de presença /documento





A partir deste seminário da UC deparei-me com a uma questão sobre a escolha de cores utilizadas na vídeo performance, levando-me a pensar se a minha escolha seria inconsciente ou não. Com esse questionamento, comecei a investigar a psicologia das cores.


Cores

Estamos muito mais familiarizados com as emoções do que com as cores. Como resultado, uma tonalidade pode ter uma variedade, muitas vezes contraditória, de impactos. Dependendo da situação, cada tonalidade comporta-se de forma diferente. A mesma cor pode ter consequências românticas ou cruéis, nobres ou vulgares. 










A pintura permite que os artistas expressem as suas próprias experiências, e assim, reclamar a
 própria experiência da alma. Ela sustenta as emoções das quais a alma se alimenta e retêm a 
complexidade do pensamento do artista. 
Assim, a autorrepresentação é o elemento dominante em todas as minhas praticas artísticas,
 distinguindo-se principalmente por dois fatores muito importantes: além de retratar várias
 experiências da minha vida, tanto positivas como negativas, proporcionam uma constante 
e intensa introspeção sobre mim mesma de maneira subconsciente. 
Pensar na arte como expressão não se limitam a pensar no que a arte pode expressar. Para 
além de comunicar - sentimentos, emoções, valores, ou atitudes - pode criar, estimular e
 gerar autoconhecimento.
Como resultado, o conceito de arte como expressão de sentimentos e emoções deve ser 
reconsiderado a fim de abordar as contingências e a diversidade que definem os contextos
 em que a arte "funciona" com as suas infinitas possibilidades.
Por último, a UC de Desenho e Performatividade teve um grande impacto na perceção do
meu trabalho de pintura, a partir dela descobri como registrar as minhas ideias e conceitos a partir 
das videoperformances para mais tarde alterar até a minha técnica em pintura.






Transferência de uso- escorrer da tinta para a tela