3.2.23

TRANSFERÊNCIA DE USO | Margarida Bezerra Bastos

 




1- Uma Lista de sequências e consequências de ações que um dia provoca sobre cada corpo. 


Picar.... Repicar.....Picar.....Repicar.....Picar....Repicar.....Picar....Repicar.....


Uma execução mecânica do gesto PICAR, picar o papel com alfinetes que caem sobre si mesmos não aguentando o ato infletido sobre estes. Um desenho que se autodestrói, jogando com a fragilidade dos materiais e a força/violência da ação/palavra. 

O foco enquanto construção era procurar um gesto sequencial com repetição contínua sobre os mesmos padrões de ritmo e frequência da ação que gerou o movimento original. 

30 minutos contínuos deste padrão, 30 minutos na procura da abstração, 30 minutos de reflexão. 

Um transe. 

Ação destrutiva                                                                                                                                    Desenho construído                                                                                                                                     Pica  e repica                                                                                                                                          Repete e respira                                                                                           Pica....Repica.....Pica.......Repica......



2- Há ações que repetimos consecutivamente, mas não nos debruçamos sobre elas, não tomamos consciência do acontecimento ou da sia intensidade. 





Engatar e Remoer

Uma mudança de escala acontece para realçar e transferir estas ações passageiras/corriqueiras para algo performativo e deslocado da sua habitualidade, e consequencialmente intensificando o movimento. 

Aqui prendo as mesas atrás de mim e sobre mim, tentando depois deslocar-me por entre elas para alcançar a próxima, esmagando-me e contorcendo, ao mesmo tempo gerando e criando tenção no corpo infletindo a prisão do maxilar e remoer dos dentes. 

É engraçado como o simples ato de apertar um soutien e um tique podem estar conectados e serem trabalhados e ampliados.  


3- 



Gota a gota a tinta sai e salpica a superfície.                                                                                                   Arrasta-se pelo ar e cai aleatoriamente sobre ela.                                                                                             Uma memória de um movimento fica marcado.                                                                                            Um movimento descolado e deslocado.                                                                                                          O desenho espacial é capturado. 


A brincadeira de vir Salpicar algo que é o desperdício foi intencional, uma maneira de chamar a atenção e "decorar" o contentor no meio do jardim com uma atividade que podemos considerar suja no meio do desenho. 

A ação terminou quando todo o depósito do contentor ficou 'contaminado' pela tinta.