Procurou
estabelecer-se (através de acções) um conjunto de relações entre as
palavras-verbo escolhidas e os gestos que lhes são referentes. Os verbos esfregar, hidratar e apagar indicam
gestos específicos e determinados, ainda que a acção movida por esses verbos
possa ser definida por diferentes direcções.
(1)Esfregar
friccionar repetidamente
Acção de esfregar
com esfregão sobre acetato.
No
estudo da acção de esfregar (1),
procurou-se uma relação de semelhança entre o acto real de esfregar e o da sua simulação sobre o suporte. Entre o meu corpo e
o suporte encontrava-se uma porta que permitiu por isso, uma maior aproximação
à acção real – a do corpo sobre si próprio. Ainda que o acto de esfregar sobre um suporte seja um acto
de duplicação, e por isso de fingimento, procurou-se nele, nessa situação de
desenho, uma manutenção das referências reais que constituem a acção – intensidade,
pressão, velocidade e direcção.
(2)
Hidratar
restabelecer a humidade
Preservar
conservar, proteger
Acção de untar
espelho com gordura.
Hidratar (2),
ainda que signifique restabelecer a humidade de um corpo, é uma acção que comummente
se associa ao restauro da pele através de substâncias oleosas. Preservar (2)
é verbo que não nos remete para um objecto específico, que lhe permite
projectar-se em inúmeras direcções possíveis.
A
acção que se propôs reúne os gestos de um corpo que se protege, ao hidratar-se,
e de um corpo que mantêm um espaço, preservando-o. Lembrando a gordura como
elemento de conservação, procurou-se estabelecer uma relação entre a acção do
corpo que se hidrata com oleosidade e a da cobertura de um objecto com gordura
para a sua conservação, cobrindo por completo o espelho – objecto que proporciona
reflexo.
(3)
Apagar
fazer desaparecer,
suprimir, eliminar
Acção de remover musgo com borracha;
Na
acção de apagar (3)
uma superfície como quem limpa, entendeu-se a transferência como cruzamento de
circunstâncias – próximas, mas não equivalentes. Apagar não é o mesmo que limpar, mas a transferência do uso da
acção de apagar para o espaço,
permite, pela simultaneidade das acções, a sobreposição das mesmas.
A
duração da borracha, instrumento usado para apagar,
determinou o tempo da acção.