25.2.17

RETÓRICA, NORMA E DESVIO

Sophie Calle, The Razor Balde, 1988

ENSAIO VISUAL E ESCRITO: RETÓRICA DO ATO PERFORMATIVO

Este ensaio tem um componente prático e um teórico. Pretende mobilizar e consolidar conceitos e ferramentas apresentadas nos seminários sobre a retórica do ato performativa desenho. Trata-se de perceber a retórica, num primeiro momento, como lente epistemológica para compreender as relações entre norma e desvio que estruturam as imagens e os gestos. Num segundo momento, perceber de que forma as imagens são usadas como veículos de ação, e não apenas suportes de representação e apresentação.
Como descrever os processos retóricos que sustentam uma prática?
Como significam os desvios?
Como se é criada a cumplicidade com o espectador?
Quais são os efeitos do desvio retórico?
Estas são as perguntas que, de uma forma implícita, a análise procura responder.

‘O esforço de tornar visível o corpo … 
envolve a adição de algo mais do que o “o corpo”’
Peggy Phelan

Pretende-se que cada participante crie uma situação de autorrepresentação (desenho, imagem, performance) onde se manifeste uma relação entre um grau zero, ou sentido literal, e um elemento desviante, tornando visível a estratégia do seu pensamento.
A análise escrita deverá focar 4 pontos, procurando relacioná-los num discurso crítico (não se trata de enumerar conceitos, mas de os problematizar e adaptar)
1. Descrição da obra e aspetos contextuais relevantes / análise componencial;
2. Análise do processo retórico da imagem: conceitos chave (Grau percebido e grau concebido; grau zero e isotopia, operações retóricas e modos retóricos);
3. Os efeitos da alotopia; o que se pretende com o desvio?
4. Conclusão: Há um lugar para a retórica no pensamento contemporâneo sobre as imagens e sobre os processos artísticos?
A análise poderá ser entregue através de um texto escrito (referência 1200-1500 palavras), devidamente fundamentado em referências bibliográficas apresentadas nos seminários, ou através de um vídeo comentado, ou outra forma considerada adequada (neste caso, as referências bibliográficas vêm à parte).

VISUAL AND WRITTEN STATEMENT: THE RHETORICS OF PERFORMANCE ACT

This essay has a practical and a theoretical component. It aims to mobilize and consolidate concepts and tools presented in the seminars on drawing’s performative rhetoric. It intends to perceive rhetoric as a methodology for understanding images and processes; in particular, the relations between norm and deviation that often cross them, but also to understand how images are used as vehicles of action, and not just representational and presentation supports.
How to describe the rhetorical processes underlying and artistic practice?
What do deviation creates meaning?
How the relationship with the viewer/spectator is established?
What are the effects of a rhetorical deviation?
These are the questions that the essay will try to answer.


‘The very effort to make the body appear...
 involves the addition of something other than “the Body”
Peggy Phelan

It is intended that each participant creates a situation of self-representation (drawing, image, performance) where a relationship between a ground zero or literal sense and a deviant element is manifested, making visible the strategy of his/her thinking.
The written analysis should focus on four points, trying to relate them in a critical discourse (it is not a matter of enumerating concepts, but of problematizing and adapting them)
1. Description of the work and relevant contextual aspects / componential analysis;
2. Analysis of the rhetorical process of the image: key concepts (perceived level and conceived level, ground zero and isotopy, rhetorical operations and rhetorical modes);
3. The effects of alotopia; What is meant by the deviation?
4. Conclusion: Is there a place for rhetoric in contemporary thinking about images and artistic processes?

The analysis can be delivered through a written text (reference 1200-1500 words), duly based on bibliographical references presented in classes, or through an annotated video, or other form considered appropriate (in this case, the bibliographic references come apart) .


BIBLIOGRAFIA DE APOIO (Disponível na pasta «documentos» na ficha da UC no Sigarra:
GOMBRICH, E. H. (1951 [1988]). “Meditaciones sobre un caballo de juguete o Las raíces de la forma artística”. Meditaciones sobre un caballo de juguete y otros ensayos sobre la teoría del arte. Madrid: Editorial Debate.
- BARTHES, Roland (1964 [1986]). "Retórica de la Imagen". In Lo obvio y lo obtuso: imágenes, gestos, voces. Traducción de C. Fernández Medrano. Barcelona: Paidós, pp. 29-47.
RANCIÉRE, Jacques (2011) ‘Imagem nua, Imagem ostensiva, Imagem metamórfica’. In O Destino das Imagens. Lisboa: Orfeu.
PHELAN, Peggy (1993). “A Ontologia da Performance”. In Unmarked: The Politics of Performance. London and New York: Routledge
ALMEIDA, Paulo Luís (2009). “Retórica Performativa do Desenho”. In La Dimensión performativa de la práctica pictórica –Transferencia de uso entre campos performativos. Tesis Doctoral. Bilbao: UPV/EHU.