Workshop 3 - O Trabalho de Sísifo
João Paulo Freire
Na mitologia Sísifo foi o mais ardiloso dos mortais, entre suas façanhas podemos citar diversos casos onde este enganou os deuses, até mesmo aprisionou o Deus da morte Tanato. Todavia Sísifo não conseguiu escapar do seu derradeiro destino. Foi condenado a rolar, eternamente, uma pedra até o cume de uma montanha, contudo, ao chegar próximo do topo, a pedra rolava novamente para baixo invalidado seu esforço e o fazendo repetir todo o processo.
O trabalho de Sísifo nada mais é do que o nosso drama cotidiano de termos que executar repetida vezes trabalhos rotineiros, mesmo sabendo que estes em pouco tempo deverão ser executados novamente. É como uma patologia eterna, quanto mais anos nos são concedidos mais atividades repetitivas são inseridas no nosso cotidiano.
Meu trabalho constitui numa representatividade dessas questões rotineiras e cotidianas. Procurei inserir elementos representativos paras cada característica do trabalho como uma vestimenta hospitalar, a vassoura e o próprio ambiente.
A ação consistia em tentar limpar uma zona repleta de folhas. As folhas iam sendo retiradas por um determinado período, após esse período elas eram espalhadas novamente por todo o terreno.